Close Menu
Portal TV Nzinga
    O que há de novo

    CONFUSÃO NA JUSTIÇA: ASSOCIADOS DO COFRE DE PREVIDÊNCIA DO PESSOAL DA POLÍCIA NACIONAL ALERTA QUE AFASTAMENTO DA ANTIGA DIREÇÃO FOI POR DE LIBERAÇÃO DA ASSEMBLEIA GERAL POR CONTA DA ROUBALHEIRA 

    Junho 23, 2026

    DESINFORMAÇÃO LEVANTOU – SE PARA CRIAR E PROPAGAR FALSAS INFORMAÇÕES: ÉS UM MILITANTE DISCIPLINADO 

    Junho 23, 2026

    GELSON BRAVO ABRE “VOZEIRÃO SOBRE SUAS REIAIS INTENÇÕES DE CONCORRER A LIDERANÇA DO CNJ” 

    Junho 22, 2026

    Assinar atualizações

    Receba as últimas notícias.

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Trending
    • CONFUSÃO NA JUSTIÇA: ASSOCIADOS DO COFRE DE PREVIDÊNCIA DO PESSOAL DA POLÍCIA NACIONAL ALERTA QUE AFASTAMENTO DA ANTIGA DIREÇÃO FOI POR DE LIBERAÇÃO DA ASSEMBLEIA GERAL POR CONTA DA ROUBALHEIRA 
    • DESINFORMAÇÃO LEVANTOU – SE PARA CRIAR E PROPAGAR FALSAS INFORMAÇÕES: ÉS UM MILITANTE DISCIPLINADO 
    • GELSON BRAVO ABRE “VOZEIRÃO SOBRE SUAS REIAIS INTENÇÕES DE CONCORRER A LIDERANÇA DO CNJ” 
    • ADMINISTRAÇÃO DO SAMBIZANGA DEIXOU DE SER UM EDIFÍCIO DE UTILIDADE PÚBLICA PARA UMA HOSPEDARIA DE LUXO DE UM SÓ HOMEM: GRILO
    • FRANCISCO TEIXEIRA ESCAPA À MORTE E APONTA O DEDO A MEMBROS DO MPLA
    • PONTO NOS “IS” E TRAÇOS NOS “T’S”: GELSON BRAVO INDICADO PARA “DAR DESTINOS CERTOS DO CNJ
    • DIRECTOR CLÍNICO DO CENTRO DE SAÚDE DO MBONDO CHAPÉ FAZ DAS SUAS: INFERNIZA VIDA DOS FUNCIONÁRIOS, SEUS CAPANGAS “NAMORAM ESTAGIÁRIAS” 
    • MILITANTES DO RANGEL DIZEM QUE LOURENÇO DOMINGOS NÃO MERECE SER 1°SECRETÁRIO “ELE É PREGUIÇOSO POLÍTICO”
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal TV Nzinga
    Subscribe
    Quarta-feira, Junho 24
    • HOME
    • POLITICA
    • TV NZINGA
    • OPINIÃO
    • CRIME
    • SOCIEDADE
    • RUBRICA (Jovens de Pulunguza)
    Portal TV Nzinga
    Início » VICE PRESIDENTE DA REPÚBLICA DESLOCOU- SE 224 VEZES AO AEROPORTO PARA DESPEDIR – SE E RECEBER UM PRESIDENTE DA REPÚBLICA QUE CHEGA AO PAÍS COM UMA MALA CHEIA DE NADA
    Opiniões

    VICE PRESIDENTE DA REPÚBLICA DESLOCOU- SE 224 VEZES AO AEROPORTO PARA DESPEDIR – SE E RECEBER UM PRESIDENTE DA REPÚBLICA QUE CHEGA AO PAÍS COM UMA MALA CHEIA DE NADA

    AdministradorBy AdministradorJunho 19, 2025Sem comentários6 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Lourenço Lumingo afirmou hoje que: “A Vice-Presidente da República deslocou-se 224 vezes ao aeroporto para despedir-se e receber um Presidente da República que chega ao País com uma mala cheia de nada.” Ainda acrescentou que: “Em termos de horas de voo, o Presidente da República já supera muitos pilotos da TAAG.” Sugerindo que: “Este dinheiro poderia transformar o Moxico Leste, Cunene e Kuando em grandes cidades africanas.”

    ÍNTEGRA DA INTERVENÇÃO DO DEPUTADO LOURENÇO LUMINGO HOJE NA SESSÃO PLENÁRIA DA ASSEMBLEIA NACIONAL SOBRE RELATÓRIO DE EXECUÇÃO DO IV TRIMESTRE DO OGE-2024.

    ‎

    ‎Sua Excelência Presidente da Assembleia Nacional.

     

    Todo protocolo observado.

     

    ‎O relatório que hoje nos é apresentado ab initio apresenta incongruência nos dados. Os números ali expostos levantam dúvidas legítimas e exigem explicações concretas. Segundo o documento, a execução orçamental ronda os seis trilhões de kwanzas, mas no entanto, as receitas arrecadadas somam apenas cinco trilhões de kwanzas. Sra. Secretária do Estado para o Tesouro Nacional, como se justifica que se esteja a gastar mais do que aquilo que efetivamente se arrecada? Esse tipo de dados descredibiliza o documento na sua totalidade, porque é exactamente assim que vocês oficializam os roubos neste país.

     

    Mas, ainda mais é a desproporção obscena, entre a execução financeira no sector da defesa, segurança e ordem pública e a do sector social, que inclui a saúde e a educação.

     

    Mais uma vez, este governo revela ao país e ao mundo as suas prioridades profundamente deturpadas e moralmente condenáveis. Enquanto o país é assolado por surto de cólera com mais de 25 mil casos oficialmente confirmados e enquanto os nossos hospitais colapsam e as escolas se degradam, a saúde pública continua sistematicamente subfinanciada, abandonada, esquecida e desvalorizada. ‎Se não colocarmos a saúde e a educação no centro das prioridades nacionais, estaremos a enterrar não só o presente, mas o futuro da nação. E isso a história jamais perdoará. Pois, devemos ter como RAZÕES E INTERESSES SUBLIMES DE ESTADO (saúde e Educação).

     

    ‎E como se não bastasse, deparamos-nos com a ausência de informações claras sobre os custos das viagens presidenciais neste trimestre. Não é segredo que o Senhor Presidente da República tem batido recordes, não de boa governação, mas de acumulação de milhas na TAAG. Segundo o Jornal “NOVO JORNAL”, o Presidente realizou nos ultimos anos cerca de 112 viagens ao exterior e, por falta de ocupação, este facto levou a Esperança Costa, Vice-Presidente de Angola a deslocar-se 224 vezes ao aeroporto para despedir-se e receber um Presidente da República que chega ao pais com uma mala cheia de nada. A quem diz, que em termos de horas de voo, o Presidente da República já supera muitos pilotos da TAAG. Estas viagens, com um custo a rondar quase um bilhão de dólares, dinheiro que poderia e deveria transformar o Moxico Leste, Cunene e Kuando em grandes cidades africanas. Mas em vez disso, estamos a alimentar o sonho de infancia de um homem de viajar pelo mundo, enquanto a diplomacia falha, e os resultados dessas andanças continuam invisíveis para a nação.

     

    E agora, permitam-me falar de Cabinda a província mártir, a província esquecida, a província explorada.

     

    Caros Auxiliares do Titular do Poder Executivo.

     

    ‎Recentemente, os deputados do círculo de Cabinda realizaram visitas em várias escolas como: Escola Primária de Mbaca, Povo Grande, Chiweca, Luvassa Sul, Palmeirinhas de Lombo-Lombo. O que se viu foi desumano: crianças sentadas no chão durante as aulas, sem carteiras, sem luz, sem água, sem casas de banho. Professores e alunos em condições degradantes. Um autêntico retrato de abandono e descaso governamental.

     

    ‎Enquanto os filhos da elite estudam nas melhores escolas da Europa, os filhos de Cabinda vivem uma humilhação diária num território rico em recursos, que sustenta significativamente o Orçamento Geral do Estado.

     

    Para além disso, temos ainda as obras de construção do campus universitário do Caio e da Médiateca de Cabinda abandonadas há mais de 10 anos.

     

    ‎Tudo isso demostra apenas que Cabinda não está nas prioridades deste governo. A nossa madeira é levada pelos chineses, o nosso petróleo é explorado pelos americanos, o nosso ouro vai para os brasileiros e alguns generais próximos do poder politico angolano. E o povo de Cabinda? Fica condenado à miséria, à fome, ao desemprego e aos derrames de petróleo que destroem as suas terras e o seu futuro. Até quando Cabinda ?

     

    A recente decisão do Presidente da República de pôr fim a subvenção dos valores dos bilhetes para passagens aérea entre Luanda e Cabinda e vice-versa, é mais um duro golpe contra a população da nossa BUALA COMUM, cujas vidas e economias dependem fortemente dessa ligação aérea.

     

    Esta medida ameaça paralisar a já frágil economia local, aumentando o custo de vida para uma população que já enfrenta enormes dificuldades. Questiona-se, se o governo ponderou devidamente os impactos sociais e económicos desta decisão, que agrava ainda mais o isolamento de Cabinda e mina os direitos dos seus cidadãos à mobilidade e à dignidade.

     

    É legítimo questionar por que razão o governo continua a perseguir e penalizar a população de Cabinda. Depois do inexplicável encerramento do Porto de Kimbumba no Municipio do Soyo que dinamizava a actividade económica da província, agora surpreende os cabindas com o fim do subsídio aéreo, essencial para manter o seu contacto com o resto do país. Por isso mesmo apelo ao Povo de Cabinda, em 2027 temos que mandar passear, definitivamente, o MPLA em Cabinda.

     

    ‎Senhores membros do Executivo, o povo está cansado da vossa insensibilidade gritante, o povo está farto do vosso silêncio cúmplice, o povo já não aguenta mais aturar um governo que o abandonou e o traiu. É hora de mudar, com coragem e determinação! É hora de agir com justiça, senão, serão acusados de serem cumplices desta desgraça.

     

    A história julgará, implacavelmente, cada um de nós. E a história não será generosa com aqueles que, tendo nas mãos o poder de transformar vidas, escolheram proteger privilégios e ignorar o sofrimento do povo. Este relatório de execução não é apenas um documento técnico é um espelho da vossa alma política. E neste momento, ele reflete um governo sem empatia, sem visão, sem rumo e, pior ainda, sem vergonha. Nós, enquanto representantes do povo, não podemos e nem devemos, continuar a fingir que está tudo bem. Não podemos ser cúmplices do engano e da mentira. Por esta razão, lanço um apelo direto à bancada parlamentar do MPLA: tenham a coragem e moral de votar contra este relatório, para que ele seja revisto com seriedade, com verdade e com honestidade, porque os números que aí constam mentem descaramente ao povo angolano.

     

    ‎Tenho dito!

     

    Muito obrigado!

     

    Luanda, 19 de Junho de 2025

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Administrador
    • Website

    Related Posts

    O CASO JÚ MARTINS: QUANDO A DIGNIDADE DO PARLAMENTO É POSTA EM CAUSA: A CRISE DO DECORO PARLAMENTAR E O SILÊNCIO DAS INSTITUIÇÕES EM ANGOLA

    Junho 8, 2026

    A NECESSIDADE DE UM PENSAMENTO COLECTIVO REVOLUCIONÁRIO: NÃO SÃO ACTIVISTAS QUE VÃO TIRAR O MPLA DO PODER MAS SIM O POVO 

    Junho 5, 2026

    KWANZA NORTE SEMPRE NAS MENTIRAS – AGORA QUEM FALOU VERDADE E QUEM MENTIU!?

    Junho 2, 2026
    Leave A Reply Cancel Reply

    Portal TV Nzinga
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube WhatsApp Telegram
    • PUBLIQUE AQUI
    • FICHA TECNICA
    © 2026 TV Nzinga, Todos os direitos Reservados. Designed by JS LONDACA,LDA.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    WhatsApp us