Fiéis da igreja fé apostólica no município do Andulo, província do Huambo, acusam Reverendo Hilidio Chilanda, de criar “Facção” e promover amigos e familiares nos cargos de direção da igreja, para usar dos bens da igreja para si mesmos.
POR: PEDRO KYANZUETO
Hilidio Chilanda, nomeou seu amigo a secretário geral, no secretariado da juventude colocou genro do seu amigo, tesoureiro, irmão do secretário geral, e outro irmão como director adjunto da saúde, ou seja, tem total controlo da máquina, colocando em cargos de decisão pessoal de sua inteira confiança, excluindo quem não está aliado a si.
“Ele disse que agora a igreja é deles, o tesoureiro tem multicaixa Express, poderá transferir dinheiro quando precisarem”, relatou.
Para os Fiés, o reverendo está a implantar o tribalismo e familiarismo dentro da igreja, fazendo da casa do senhor, fonte única de rendimentos de um grupo pequeno de pessoas, liderado por Hilidio Chilanda.
Em contraditório o Reverendo explicou o seguinte:
Não é verdade, todos aqueles que estão escrever sobre a igreja, o mandato terminou.
Um dos cabecilhas é o secretário Geral, que está na organização desde 1998, são 27 anos, e a Igreja lhe promoveu outra categoria, porém alguns ao seu redor, querem que ele continue.
Não nomeou, nenhum genro, sublinhou que a pessoa que substituiu o SG, está mais habilitado que o antigo Secretário, quem definiu foi a conferência nacional, não foi o líder da igreja, que é realizado um à um ano.
“Mais de 20 pessoas foram para outras categorias, na conferência anual, no Conselho Presbiterial; outrossim todos meios, são usados para Igreja, eu neste momento, estou andando sem viatura; tudo que estão fazer são calúnias, intrigas, para ver a igreja em baixo “, disse.

