Hoje na Rubrica jovens de Pulungunza “falaremos de um jovem que teve uma infância apertada e curiosa, cujo nome é Gelson da Conceição Bravo, curiosa porque com seus 11 anos pegou num garfo e colocou na tomada para saber se transmitia corrente”.

Apertada porque “vendeu gelado, enquanto vivia com avô, com sua sexta classe, colocava, gelados em copo , e, vendia em frente da porta da “J”.

Teve seu ensino primário na mesma escola, de seguida foi transferido na Sãozinha, porque quando chovia a escola inundava, consequentemente a SãoZinha foi demolida. Pós isso, rumou para Escola Angola e Cuba, enquanto estudavam a escola teve tremuras, e com urgência foram enviados no Complexo Escolar.

O seu ensino médio, foi, no Complexo Escolar, naquela altura era difícil fazer ensino médio, porém teve de contactar o actual Director Santiago, que lho ofereceu uma vaga, pedindo ao seu irmão que faleceu recentemente para que acompanhasse sua formação média.

Aos seus 15 anos, Bravo; vendeu tomates e batata no Kikolo no mercado do Panga – Panga, e também teve uma passagem na praça da BCA, vendendo sacos.

“Não me arrependo pela minha infância, foi por isso que sou, que sou…” diz Gelson com olhos cheios de alegria.

A sua história da OPA, começa, nos anos de 2002, isto; em Agosto. Portanto, em 2004 participa no acampamento em Cabinda. Já em Luanda, surge, o parlamento infantil, onde se tornou deputado infantil, e recorda, Yuri Rebelo, e tantos outros.Com sua veia trabalhadora, é, indicado para segurar a OPA no município do Cazenga.

Durante seu mandato, GB, teve, como foco formação de quadros, onde hoje por hoje, 4 quadros se encontram fora do país, nomeadamente: Rússia, Índia, Portugal, Namíbia. Feito isso, conseguiram assumir o parlamento Infanto Juvenil, em São Tomé Príncipe representada pela Márcia Maria Afonso.

Ainda no seu mandato, realizava festivais infantis, caça de talentos e muito mais. Entra pelo CNJ pela lista da UNE-ANGOLA, como segunda pessoa, também, a veia associativa escorregava como cobra na mata, pois que era presidente da Associação dos Estudantes do Cazenga. Nesta empreitada, realizava, jornadas científicas, com uma equipe forte e dinâmica.”Razão pela qual, chegamos onde chegamos”…[frisou]…

Face o trabalho, saí de guia municipal para guia provincial, isto, em 2019 de Novembro. Pelo sinal, se torna, o mais novo a nível da organização. Com um mandato de 1 ano, conseguiu enquadrar no sistema mais de 400 crianças em oitos meses, 200 empregos.

Passados alguns anos, é eleito pelo CNJ, como Secretário Executivo Municipal do Cazenga, pela sua forma de trabalho, vai realizando actividades para “empoderar jovens, dando formação técnica profissional…..”[…]

Jovens com essa pulungunza “merece uma especial atenção, para que as futuras gerações, consigam, dar o mesmo cabedal como ele, e aprendam alguma coisa deste jovem “

Share.
Leave A Reply

WhatsApp us

Exit mobile version