Nós, moradores do bairro Golf 2, em Luanda, vimos por este meio manifestar a nossa profunda indignação e insatisfação com a forma irresponsável e desorganizada como está a ser feita a transição do sistema de energia pós-pago para o pré-pago pela empresa ENDE.
A empresa procedeu à instalação dos novos contadores e cartões, alegando que o processo já estava pronto. Contudo, a maioria dos cartões entregues não estão ativos, impedindo-nos de comprar recargas e deixando centenas de famílias às escuras.
Nós recebemos energia apenas para “ensaio”, e quando esta terminou, não foi possível efectuar nenhuma recarga, porque o cartão fornecido não está ativo. A situação é ainda mais grave porque os postos de venda e as agências não conseguem resolver o problema, e a única informação que recebemos é que “provavelmente” o cartão ficará ativo até sexta-feira à tarde uma resposta inaceitável para quem está sem luz há dias.
Além disso, dizem-nos que não podemos ativar os cartões na sede da ENDE no São Paulo, somente é possível na agência do Camama (Kilamba Kiaxi) e lá está sobrecarregada, com pessoas há mais de duas semanas sem solução.
Enquanto isso, os alimentos estão a estragar, os nossos filhos ficam as escuras, e quem trabalha em casa não consegue exercer as suas atividades. Temos dinheiro para comprar recargas, mas a incompetência e falta de preparação da ENDE estão a causar prejuízos sérios e desnecessários.
Pedimos à ENDE e às autoridades competentes que tomem medidas urgentes para normalizar esta situação no Golf 2 e em todos os bairros afetados. Se a empresa não estava preparada para a implementação do pré-pago, deveria ter mantido o sistema anterior até garantir que o novo funcionasse corretamente.
A paciência da população tem limites. O que está a acontecer é falta de respeito com o consumidor e negligência com o povo.
📍 Golf 2 – Luanda
🕯️ Moradores às escuras, vítimas da má gestão da ENDE