À SUA EXCELÊNCIA
PRESIDENTE DA REPÚBLICA JOÃO LOURENÇO
ASSUNTO: Solicitação de Intervenção do Processo Extrajudicial entre os Ex-Trabalhadores da Base Sonils com a Direcção Empresa Sonils.
Os Ex-Trabalhadores da Base Sonils Cordiais Saudações; Os Representantes dos Ex-trabalhadores da base Sonils, vem por meio desta, solicitar com caráter urgente a Intervenção da sua Ex* Senhor Presidente João Manuel Gonçalves Lourenço, para que junto da sua Ex’, encontremos uma solução sobre a querela que aflige os ex-trabalhadores. EX. nós trabalhamos na Base Sonils, de 5 à 21 anos de serviço sem que fosse salvaguardado os nossos Direitos, em função disso, os Ex-Trabalhadores solicitam encarecidamente a Intervenção de Sua Ex* para que os seus Direitos sejam salvaguardados.
Os representantes dos Ex-Trabalhadores através da solicitação dirigida a Directora Geral da Sonils, tiveram uma reunião com a Directora geral e Director Adjunto, no dia 30 de Abril de 2024, onde nos foi solicitado pela Senhora Directoraeo Director adjunto, uma proposta para a resolução. Ex, tivemos várias reuniões com os advogados da empresa, representantes da direção da empresa, advogados dos ex-trabalhadores e representantes dos Ex- Trabalhadores, as reuniões foram realizadas nos dias, 12 e 29 de Agosto de 2024, 20 de Janeiro e 6 de Março de 2025, onde nos foi apresentado 3 (três) mapas DE cálculoS de valores, que segundo os advocados da empresa, foram remetidos para a Direcção da empresa Sonils e Direcção da Sonangol, para sua análise, com prazo de 30 dias para a empresa responder à proposta dos ex-trabalhadores.
Passando 30 dias os advogados da empresa solicitaram por email enviado ao advogado dos ex-trabalhadores mais 15 dias para que a empresa respondesse a proposta dos ex- trabalhadores, por incrível que pareça menos de 24 horas os advogados voltaram a enviar uma carta dizendo que já não há negociaçöes. Excelência, os ex-trabalhadores não entenderam quais foram os motivos, que levaram a Direcção da Empresa a tomar esta decisão.
Os representantes dos ex-trabalhadores submeteram um pedido de intervenção ao Presidente do Conselho de Administração da Sonangol e ao Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás. Até à data, não se registou qualquer pronunciamento por parte do PCA, mantendo-se a expectativa de resposta por parte do titular da pasta ministerial. Ciente de que nossa solicitação será analisada cuidadosamente e aceite por vossa excelência, desejamos-vos votos de muita saúdee boa jornada laboral. Em anexo os documentos.