Close Menu
Portal TV Nzinga
    O que há de novo

    CONFUSÃO NA JUSTIÇA: ASSOCIADOS DO COFRE DE PREVIDÊNCIA DO PESSOAL DA POLÍCIA NACIONAL ALERTA QUE AFASTAMENTO DA ANTIGA DIREÇÃO FOI POR DE LIBERAÇÃO DA ASSEMBLEIA GERAL POR CONTA DA ROUBALHEIRA 

    Junho 23, 2026

    DESINFORMAÇÃO LEVANTOU – SE PARA CRIAR E PROPAGAR FALSAS INFORMAÇÕES: ÉS UM MILITANTE DISCIPLINADO 

    Junho 23, 2026

    GELSON BRAVO ABRE “VOZEIRÃO SOBRE SUAS REIAIS INTENÇÕES DE CONCORRER A LIDERANÇA DO CNJ” 

    Junho 22, 2026

    Assinar atualizações

    Receba as últimas notícias.

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Trending
    • CONFUSÃO NA JUSTIÇA: ASSOCIADOS DO COFRE DE PREVIDÊNCIA DO PESSOAL DA POLÍCIA NACIONAL ALERTA QUE AFASTAMENTO DA ANTIGA DIREÇÃO FOI POR DE LIBERAÇÃO DA ASSEMBLEIA GERAL POR CONTA DA ROUBALHEIRA 
    • DESINFORMAÇÃO LEVANTOU – SE PARA CRIAR E PROPAGAR FALSAS INFORMAÇÕES: ÉS UM MILITANTE DISCIPLINADO 
    • GELSON BRAVO ABRE “VOZEIRÃO SOBRE SUAS REIAIS INTENÇÕES DE CONCORRER A LIDERANÇA DO CNJ” 
    • ADMINISTRAÇÃO DO SAMBIZANGA DEIXOU DE SER UM EDIFÍCIO DE UTILIDADE PÚBLICA PARA UMA HOSPEDARIA DE LUXO DE UM SÓ HOMEM: GRILO
    • FRANCISCO TEIXEIRA ESCAPA À MORTE E APONTA O DEDO A MEMBROS DO MPLA
    • PONTO NOS “IS” E TRAÇOS NOS “T’S”: GELSON BRAVO INDICADO PARA “DAR DESTINOS CERTOS DO CNJ
    • DIRECTOR CLÍNICO DO CENTRO DE SAÚDE DO MBONDO CHAPÉ FAZ DAS SUAS: INFERNIZA VIDA DOS FUNCIONÁRIOS, SEUS CAPANGAS “NAMORAM ESTAGIÁRIAS” 
    • MILITANTES DO RANGEL DIZEM QUE LOURENÇO DOMINGOS NÃO MERECE SER 1°SECRETÁRIO “ELE É PREGUIÇOSO POLÍTICO”
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal TV Nzinga
    Subscribe
    Quarta-feira, Junho 24
    • HOME
    • POLITICA
    • TV NZINGA
    • OPINIÃO
    • CRIME
    • SOCIEDADE
    • RUBRICA (Jovens de Pulunguza)
    Portal TV Nzinga
    Início » MÁ GESTÃO E DESVIO DE FUNDOS NA CATOCA SOB LIDERANÇA BENEDITO MANUEL DENUNCIAM FUNCIONÁRIOS
    Sociedade

    MÁ GESTÃO E DESVIO DE FUNDOS NA CATOCA SOB LIDERANÇA BENEDITO MANUEL DENUNCIAM FUNCIONÁRIOS

    AdministradorBy AdministradorNovembro 2, 2025Sem comentários3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Um grupo de trabalhadores da Sociedade Mineira de Catoca, Lda., uma das maiores empresas diamantíferas de Angola, denunciou alegadas práticas de má gestão, favorecimento a expatriados e utilização indevida de fundos corporativos, sob liderança do director geral Benedito Paulo Manuel.

    REDACÇÃO PORTALTVNZINGA.COM 

    De acordo com as denúncias apresentados por funcionários que preferem manter o anonimato por receio de represálias, o dirigente estaria em desacordo com visão do Presidente da República, e teria canalizado, recursos da empresa para fins de autopromoção, em detrimento das necessidades internas dos trabalhadores.

     

    Os denunciantes, afirmam que Benedito Paulo Manuel tem investido quantias avultadas em prémios internacionais, e em campanhas de imagem, recorrendo ao pagamento de influenciadores e plataformas digitais para promover uma “Catoca idealizada”, que segundo eles. Só existe no papel.

     

    “Enquanto o director se preocupa em projectar uma perfeita, os trabalhadores vivem em condições precárias, com salários estagnados e a falta de reconhecimento”, relatou um funcionário com mais de dez anos de casa.

     

    Um dos exemplos que mais indignação provocou, entre os colaboradores foi patrocínio milionário a uma equipa de basquete, quando muitos funcionários enfrentam dificuldades financeiras, e condições laborais degradantes.

     

    A crescente insatisfação interna levou os trabalhadores a ameaçar com a manifestações e paralisações, caso não sejam atendidas as reivindicações por reajustes salariais e melhorias estruturais nas minas e alojamentos.

     

    Além dos actuais trabalhadores, também é funcionários da Catoca voltaram a manifestar se publicamente, exigindo indemnizações e reconhecimento de doenças profissionais adquiridas ao longo de mais de 16 anos de trabalho nas minas.

     

    Num documento assinado por antigo operários – 143 no total das quais 43 faleceram, os ex trabalhadores acusam a empresa de descartar se das responsabilidades sociais e de abandonar doentes crônicos sem o devido acompanhamento.

     

    “Demos a nossa juventude e a nossa saúde à Catoca. Fomos despedido com indemnizações mínimas, mesmo depois de contrair doenças graves provocadas pelas condições de trabalho”, lê se na carta dirigida às autoridades.

     

    Os signatários referem ainda que vários processos judiciais foram instaurados, mas permanecem estagnados nos tribunais, sem decisão há vários anos.

     

    A Sociedade Mineira de Catoca é responsável por uma das maiores minas de diamantes a céu aberto do mundo e constitui um pilar estratégico da economia angolana.

     

    As alegações de má gestão e desrespeito pelo trabalhadores surgem num momento em que a pressão pública por transparência e responsabilidade social nas empresas públicas é mistas ganha força em Angola.

    IP

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Administrador
    • Website

    Related Posts

    CONFUSÃO NA JUSTIÇA: ASSOCIADOS DO COFRE DE PREVIDÊNCIA DO PESSOAL DA POLÍCIA NACIONAL ALERTA QUE AFASTAMENTO DA ANTIGA DIREÇÃO FOI POR DE LIBERAÇÃO DA ASSEMBLEIA GERAL POR CONTA DA ROUBALHEIRA 

    Junho 23, 2026

    FISCAIS DO CAZENGA POR ORDENS DA NÁDIA NETO “MATAM SONHO DAS VENDEDORAS DA ILHA SECA”

    Junho 16, 2026

    MINUTO VERDE ALERTA PARA RISCOS CLIMÁTICOS NO CORREDOR DO LOBITO E DEFENDE MEDIDAS DE ADAPTAÇÃO 

    Junho 16, 2026
    Leave A Reply Cancel Reply

    Portal TV Nzinga
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube WhatsApp Telegram
    • PUBLIQUE AQUI
    • FICHA TECNICA
    © 2026 TV Nzinga, Todos os direitos Reservados. Designed by JS LONDACA,LDA.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    WhatsApp us