Close Menu
Portal TV Nzinga
    O que há de novo

    ADMINISTRAÇÃO DO CALUMBO GARANTE TER SENSIBILIZADO VENDEDORES AMBULANTE NO PRAZO DE 2 MESES

    Fevereiro 3, 2026

    COMISSÃO EXECUTIVA DO PARTIDO EM CACUACO REAFIRMA COMPROMISSO COM A DINAMIZAÇÃO DAS ESTRUTURAS DE BASE

    Fevereiro 3, 2026

    NO ICOLO E BENGO “POPULARES PEDEM A CABEÇA DE AUZÍLIO JACOB”

    Fevereiro 2, 2026

    Assinar atualizações

    Receba as últimas notícias.

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Trending
    • ADMINISTRAÇÃO DO CALUMBO GARANTE TER SENSIBILIZADO VENDEDORES AMBULANTE NO PRAZO DE 2 MESES
    • COMISSÃO EXECUTIVA DO PARTIDO EM CACUACO REAFIRMA COMPROMISSO COM A DINAMIZAÇÃO DAS ESTRUTURAS DE BASE
    • NO ICOLO E BENGO “POPULARES PEDEM A CABEÇA DE AUZÍLIO JACOB”
    • DIA NACIONAL DO AMBIENTE: CACUACO CELEBRA COM MEGA CAMPANHA DE ARBORIZAÇÃO
    • SUPREMO INVESTIGA PROCESSOS DAS DECISÕES DO JUIZ ANTÓNIO JOSÉ EDUARDO DA COMARCA DE VIANA POR ALEGADOS VICIOS
    • 8,250 MIL MILHÕES DE KWANZAS DESVIADA PELA EMPRESA CARMON DE ISUNGI DOS SANTOS NA EXECUÇÃO DA OBRA DA ESTRADA MOÇÂMEDES – VIREI
    • MAKUTA NKONDO ATRIBUÍ NOTA 2 A JOÃO LOURENÇO PELA MISÉRIA E ASSASSINATO DURANTE SUA GOVERNAÇÃO
    • ABUSO DE PODER NA CIDRALIA: EMPRESÁRIO MINORU DONDO NÃO CONSEGUE INDEMNIZAR 131 FUNCIONÁRIOS
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal TV Nzinga
    Subscribe
    Quarta-feira, Fevereiro 4
    • HOME
    • POLITICA
    • TV NZINGA
    • OPINIÃO
    • CRIME
    • SOCIEDADE
    • RUBRICA (Jovens de Pulunguza)
    Portal TV Nzinga
    Início » SANABEL: SACRIFICA TRABALHADORES COM SUCESSIVOS ATROPELO A LEI ANGOLANA – IGT ENTRA SURDO SAI MUDO COM PALMADINHAS NAS COSTAS
    Crime

    SANABEL: SACRIFICA TRABALHADORES COM SUCESSIVOS ATROPELO A LEI ANGOLANA – IGT ENTRA SURDO SAI MUDO COM PALMADINHAS NAS COSTAS

    AdministradorBy AdministradorMarço 13, 2025Sem comentários5 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Será que algum dia aparecerá alguém que coloque os pontos nos “I´s” e os “traços nos T´s”? É muita denúncia sobre os maltratos dos trabalhadores, e a lei não se faz sentir, e a pergunta porquê não se faz absolutamente nada…é como quem diz “os cães ladrão e a caravana passa”

     

    A empresa Sanabel Group Industrial gerida pelo libanês conhecido apenas por Jalala coadjuvado pelo Abaz de dupla nacionalidade brasileiro/libanês, localizado no Kikuxi via expressa rua defronte a MDC Município do Kilamba, é acusada de maltratar os trabalhadores impondo carga horária excessiva, com descontos inexistentes, sem gozo de férias e como não basta-se são disparatados pelo Xerife (o libanês chefe de produção).

     

    REDAÇÃO PORTALTVNZINGA

     

    DENÚNCIA DE ATROPELO A LEI ANGOLANA COM A CONIVÊNCIA DA IGT E ANIESA:

     

    Árabes (libaneses e tunisinos) imponhem vida dura aos mais de 240 trabalhadores angolanos que prestam serviços  naquela fábrica dedicada ao fabrico de biscoitos (bolachas) numa composição de 7 trabalhadores da empresa Sanabel Group Industrial denunciam em anónimo maus tratos imposto pelo entidade patronal desde a carga horária excessiva que vai das 07horas ás 19horas e outra das 19horas as 07h00, consumem água imprópria para o consumo humano, não gozam férias apesar de no placard estar estampada o plano de férias apenas para o inglês ver, e ludibriar os inspectores que se dirigem a indústria.

     

    Com um salário básico de 72 mil Kwanzas acrescido os subsídios de alimentação e noite (KZ 14 mil cada) que perfaz 97 mil Kwanzas mês, infelizmente diz-se no papel mais na realidade nós não vimos este dinheiro, somos obrigados a trabalhar nos Domingos/feriados, sem horas extraordinárias, disse ao Na Lente do Crime os trabalhadores agastados.

     

    Retiram os telefones

     

    Segundo os denunciantes, é tanta irregularidade na produção dos biscoitos, que ate nos são retirados os telefones para não permitirem filmarmos, bebemos água do tanque onde retiramos a água para a produção, os tanques não são limpos regularmente o que cria a existência de sapos/baratas e outros vermes, razão pela qual nós estamos cheios de infecções na pele, estamos sempre engripados, com sarnas e febre tifoide, disse.

     

    Tão logo entramos na fábrica já não somos permitidos sair para buscar algo que queira adquirir a partir do portão, ficamos trancados dentro da fábrica, até receamos que as actividades da fábrica é ilícita, desconfiou um  trabalhador, existe muita irregularidade, logo somos obrigados a trazer água e comida que acabamos por comer fria, nisso temos tido outros problemas como as constantes queixas de dores de estomago.

     

    IGT, só vem passear

     

    Segundo os denunciantes os inspectores da IGT/ANIESA tem vindo aqui constantemente, mais em passeio, ou em busca de envelopes, eles chegam aqui observam e depois dirigem-se para os gabinetes, daí saem a rir e tudo contínua como está. No mês de Fevereiro esteve aqui a IGT e não fez absolutamente nada, acusam.

     

    Por outra a empresa usa politicas que distraem os inspectores do Estado que se dirigem para aí, exemplo: o plano de féria estampado no placard é apenas para ludibriar os inspectores, quem manda aqui é o Baptista sob ordens do Xerif, e o Baptista já esta ausente a três semanas nisto estamos impedidos de entrar de férias para aqueles que foram agraciados ou negociaram com o Baptista.

     

    Xerif é disparatado

     

    O Xerif é um libanês e chefe de produção, este senhor parecer ter o rei na barriga não respeita ninguém, é muito ofensivo com os trabalhadores, por tudo e nada disparata com palavrões feios. O outro é o Baptista, homem direito do Xerif uma espécie de testa de ferro da direcção, este coloca faltas não cometidas, as acumula por três meses e depois negocia.

     

    Por oito falta tem cobrado 35 mil Kwanzas, ate criou uma segunda folha de presença, uma apresenta e outra serve para nos chantagear onde faz os descontos arbitrários, conta, não nos é permitido chegar ao RH para expormos este problema, o Baptista não admite contrariedade se o enfrentares és logo despedido por ser o homem do Xerif, reiterou.

     

    Na Lente do Crime, tem em posse áudios, onde o Baptista é ouvido a chantagear trabalhadores e exigir que caso não paguem os valores monetários por ele exigido podem ser  despedidos, e diz mais, “fui eu que te coloquei na empresa assim como posso te tirar ok, olha já não fales mais pra mim,” sentenciou.

     

    Comissão sindical industrial precisa-se

     

    Os trabalhadores clamam por uma espécie de comissão sindical industrial a falta destes inspectores é que dá aso as várias irregularidades nas fábricas, os expatriados só querem produção/dinheiro não se importando com o trabalhador, então deveria existir esta figura de inspector.Tinham na empresa um defensor dos trabalhadores conhecido por senhor Rosário mais foi expulso e apelidado de agitador, disse.

     

    No direito ao contraditório uma equipa do Na Lente do Crime, dirigiu-se na terça-feira 11 as 10horas na empresa Sanabel Group Industrial, tendo sido recebido pela direcção dos recursos humanos, como já se esperava, refutou todas acusações, deu-nos a observar um plano de férias contrariando as acusações, nos demais segmentos omitiram, e responsabilizaram a IGT e a ANIESA como entidades do Estado, “quando dizem esta bem é porque esta mesmo bem”, asseverou.

    “Tudo que faço é a mando dos meus superiores hierárquicos apesar de alguns exageros, quando as cobranças, é falso. Temos colegas incumpridores por se rigoroso, colocam-me como mau, justifica o senhor Baptista.

     

    CORTESIA NA LENTE DO CRIME

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Administrador
    • Website

    Related Posts

    ESCÂNDALO NA ESQUADRA DO ANTENOVE – CAZENGA: CIDADÃO É DETIDO ÁS 15 H, SEM TER FEITO NADA E SOLTO ÁS 22 : 15, APÓS PAGAR 40 MIL KZS

    Dezembro 24, 2025

    FUGA AO FISCO NO PORTO: NA SOGESTER ESQUEMA DE BILHÕES ALDULTERANDO O SISTEMA ASYCUDA WHORLD COM CONIVÊNCIA DE FUNCIONÁRIOS DA AGT, DSA E POLÍCIA ADUANEIRA 

    Dezembro 2, 2025

    KASSIM TAJIDEEN APOIA 25% O TERRORISMO EM ANGOLA: SAIBA AS EMPRESAS QUE FINANCIAM GRUPO HEZBOLLAH EM ÁFRICA

    Outubro 30, 2025
    Leave A Reply Cancel Reply

    Portal TV Nzinga
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube WhatsApp Telegram
    • PUBLIQUE AQUI
    • FICHA TECNICA
    © 2026 TV Nzinga, Todos os direitos Reservados. Designed by JS LONDACA,LDA.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    WhatsApp us