“Pensei que no meu partido houvesse muitas luzes e convicções. Pensei que muitos tivessem noção de palavras como ‘democracia’, ‘congruência’ e ‘Direito’. Pensei que muitos pensassem com a sua própria cabeça”.
José Carlos de Almeida
(Pensador & Escritor)
17.12.24
—————————————
1 – “Um soldado quer chegar a General”. É o que se diz nas Forças Armadas. Do mesmo modo, em princípio, um militante de um partido politico almejas assumir funções em de natureza individual, no seio do seu partido. Contudo, no Congresso Extraordinário (anti-estatutário), que terminou, hoje, 17 de Dezembro, o militante os Congressistas renunciaram a possibilidade de concorrer a Presidente do partido em plena igualdade de direitos e de oportunidades com os demais “militantes aprincesados”, que terão o direito de concorrer ao cargo Presidente do MPLA.
2 – Infelizmente, os candidatos do MPLA a Presidente e Vice-Presidente da República passarão a ser designados pelo Comité Central, sob proposta do Bureau Político do partido”.
3 – Como é possível um verdadeiro político (militante do MPLA) renunciar o direito de chegar a ser Líder do Partido, com base em eleitores democráticas, com pluralismo de ideias?!
4 – Será que os militantes que votaram a favor da deliberação inconstitucional, ilegal E anti-estatutária tem noção do conceito de “convicções políticas”?! Um autêntico político não olha para as benesses. Um autêntico politico fundamenta-se nas suas convicções e ideias políticas”. As suas convicções os distinguem dos politiqueiros.
Com membro do MPLA fico triste por chegar à ilação de que muitos militantes do meu partido não têm ideias, nem convicções.
5 – Um partido o que não respeita a Constituição, as leis e o seu próprio Estatuto não tem rumo. Um indivíduo que não respeita a Constituição, as leis e os Estatutos do seu partido é indigno de ser considerado líder. Um militante partidário que desconhece a essência do seu partido não um político sem norte.
6 – Com base na deliberação do MPLA, o partido tornou-se numa “monarquia partidária” com um Rei, uma Rainha e alguns Príncipes. Quem são os Príncipes? Quem é o Príncipe que está na primeira linha de sucessão?
7 – Como é um partido politico que tem grande responsabilidade políticas, por estar no poder há quase meio século não é um exemplo de democracia para a sociedade civil, nomeadamente as associações desportivas?
—————————————
🖐🏾José Carlos de Almeida
Whts: +244 922 642 499
Redes Sociais:
@joseca_escritor