Close Menu
Portal TV Nzinga
    O que há de novo

    ADMINISTRAÇÃO DO CALUMBO GARANTE TER SENSIBILIZADO VENDEDORES AMBULANTE NO PRAZO DE 2 MESES

    Fevereiro 3, 2026

    COMISSÃO EXECUTIVA DO PARTIDO EM CACUACO REAFIRMA COMPROMISSO COM A DINAMIZAÇÃO DAS ESTRUTURAS DE BASE

    Fevereiro 3, 2026

    NO ICOLO E BENGO “POPULARES PEDEM A CABEÇA DE AUZÍLIO JACOB”

    Fevereiro 2, 2026

    Assinar atualizações

    Receba as últimas notícias.

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Trending
    • ADMINISTRAÇÃO DO CALUMBO GARANTE TER SENSIBILIZADO VENDEDORES AMBULANTE NO PRAZO DE 2 MESES
    • COMISSÃO EXECUTIVA DO PARTIDO EM CACUACO REAFIRMA COMPROMISSO COM A DINAMIZAÇÃO DAS ESTRUTURAS DE BASE
    • NO ICOLO E BENGO “POPULARES PEDEM A CABEÇA DE AUZÍLIO JACOB”
    • DIA NACIONAL DO AMBIENTE: CACUACO CELEBRA COM MEGA CAMPANHA DE ARBORIZAÇÃO
    • SUPREMO INVESTIGA PROCESSOS DAS DECISÕES DO JUIZ ANTÓNIO JOSÉ EDUARDO DA COMARCA DE VIANA POR ALEGADOS VICIOS
    • 8,250 MIL MILHÕES DE KWANZAS DESVIADA PELA EMPRESA CARMON DE ISUNGI DOS SANTOS NA EXECUÇÃO DA OBRA DA ESTRADA MOÇÂMEDES – VIREI
    • MAKUTA NKONDO ATRIBUÍ NOTA 2 A JOÃO LOURENÇO PELA MISÉRIA E ASSASSINATO DURANTE SUA GOVERNAÇÃO
    • ABUSO DE PODER NA CIDRALIA: EMPRESÁRIO MINORU DONDO NÃO CONSEGUE INDEMNIZAR 131 FUNCIONÁRIOS
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal TV Nzinga
    Subscribe
    Terça-feira, Fevereiro 3
    • HOME
    • POLITICA
    • TV NZINGA
    • OPINIÃO
    • CRIME
    • SOCIEDADE
    • RUBRICA (Jovens de Pulunguza)
    Portal TV Nzinga
    Início » O governador Manuel Homem nomeou um novo administrador municipal de Viana. O que está a fazer para travar essas obras ilegais no Zango?
    Opiniões

    O governador Manuel Homem nomeou um novo administrador municipal de Viana. O que está a fazer para travar essas obras ilegais no Zango?

    AdministradorBy AdministradorAbril 21, 2023Sem comentários4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    No segundo episódio da reportagem do Portal “A DENÚNCIA”, com o título “Casa de Segurança do PR, IGAE, GPL e EPAL em Associação Criminosa contra o Estado Angolano”, mostrámos que a ESA (de Kopelipa) vendeu um terreno do Estado Angolano ao próprio Estado (EPAL EP.).

    Por: Carlos Alberto (Jornalista e Director o Portal A Denúncia)

    Mostrámos, com documentos de prova – e se as provas não são autênticas que me a tribunal por falsificação de documentos, já que o maluco sou eu! – que a EPAL gastou mais de 10 milhões de dólares para comprar um terreno de 122 hectares na entrada (lado direito) da centralidade do Zango 8 mil para construir casas para, supostamente, beneficiar os trabalhadores da EPAL EP., o que não aconteceu (até deram para alguns trabalhadores da EPAL EP. para enganar a opinião pública).

    O terreno do Estado, infra-estruturado pelo Estado e vendido ao próprio Estado foi cedido, a custo zero, à Cooperativa Nascente das Águas, de Joana Manuel, amiga da então governadora da Província de Luanda Joana Lina. Continuam aí a assobiar ao lado.

    Mostrámos, com provas, que o então inspector-geral-adjunto da IGAE Eduardo Semente Augusto – que elaborou recentemente uma carta contra mim, sem ter assinado o seu nome, de forma cobarde, a dizer que sou maluco, tal como o seu amigo vice-procurador-geral da República Mouta Liz o faz – mandou o então administrador municipal de Viana Fernando Manuel autorizar a construção de casas ilegais nesse terreno vendido ilegalmente ao Estado, com o argumento de que a ordem saiu do presidente da República João Lourenço.

    Envolveram o nome do PR João Lourenço na associação criminosa e em vários crimes. Nós, Portal “A DENÚNCIA”, mandámos cartas (exibidas na referida reportagem) ao presidente da República João Lourenço, ao procurador-geral da República Hélder Pitta Gróz, ao inspector-geral da Administração do Estado Sebastião Gunza, ao seu adjunto Eduardo Semente Augusto (que mandou legalizar as obras ilegais com o pretexto de que a ordem saiu do PR João Lourenço), à ex-governadora da Província de Luanda Joana Lina (que chegou a ser exonerada por João Lourenço mas não se lhe abriu nenhum processo-crime até hoje) e ao então administrador de Viana. Nenhum destes responsáveis do Estado respondeu ao nosso pedido de esclarecimento. Isso aconteceu em 2021. Estamos em 2023 (2 anos depois). Até hoje a PGR, que sabe do assunto, fecha-se em copas. O próprio presidente da República, que terá autorizado a legalização das obras ilegais – que estão a ser erguidas e vendidas a céu aberto para quem tiver dinheiro, pela Cooperativa Nascente das Águas, contra o Estado Angolano e, pelos vistos, muito bem protegida pelas autoridades do país -, João Lourenço também não responde ao pedido de esclarecimento/entrevista.Como os cidadãos vão acreditar no combate à corrupção se o PR João Lourenço não dá o seu exemplo? Se se cala não está a reconhecer que a ordem de uma legalização de obras à margem da lei em que o Estado Angolano ficou gravosamente prejudicado é mesmo verdade. Não há outra conclusão.

    Se os prevaricadores andam aí a assobiar ao lado sem nada lhes acontecer, temos combate à corrupção? E hoje vêm com um projecto de “auscultação pública” para o “combate à corrupção” para gastar mais dinheiro do Estado sem que a PGR, o SIC e a IGAE façam o seu devido trabalho? Isso é mesmo sério? O governador Manuel Homem nomeou um novo administrador municipal de Viana. O que está a fazer para travar essas obras ilegais no Zango? Só no caso em que a empreiteira é a OMATAPALO (e sabemos todos as ligações dessa empresa)? Só se parte casas quando quem está a construir tem ligações com o presidente da República? Casas construídas num terreno do Estado, infra-estruturado pelo Estado, loteado pelo Estado e vendido ao próprio Estado? Ninguém diz nada? O Estado não está a a ganhar rigorosamente nada (até tirou mais de 10 milhões de dólares do bolso para comprar) em 122 hectares à entrada da Centralidade do Zango 8 mil, enquanto milhares de famílias angolanas sofrem em casas de chapas e em casas construídas em zona de risco e a morrerem com água da chuva? Sempre que chove morrem angolanos! Se hoje chover, vão morrer mais angolanos. Temos país? Queremos ver o que o actual governador da Província de Luanda Manuel Homem vai fazer com o caso Zango.

    Existem vários casos de crimes e irregularidades contra o Estado a acontecer a céu aberto no Zango. E o governador Manuel Homem sabe disso. Vamos descobrir se Manuel Homem é um “Homem” nomeado para servir o Estado Angolano ou se é mais um político nomeado para atirar areia aos olhos dos cidadãos angolanos, com políticas para inglês ver.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Administrador
    • Website

    Related Posts

    MINUTO VERDE ASSINALA O DIA NACIONAL DO AMBIENTE COM APELO À RESPONSABILIDADE COLECTIVA

    Janeiro 31, 2026

    MINISTRO DA AUTOPROMOÇÃO DO ANO

    Janeiro 30, 2026

    OMATAPALO E LUÍS NUNES: MAIS UM TESTE A JOÃO LOURENÇO

    Janeiro 27, 2026
    Leave A Reply Cancel Reply

    Portal TV Nzinga
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube WhatsApp Telegram
    • PUBLIQUE AQUI
    • FICHA TECNICA
    © 2026 TV Nzinga, Todos os direitos Reservados. Designed by JS LONDACA,LDA.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    WhatsApp us