O país é de todos e para com todos, e não de um grupo de pessoas, que fazem e desfazem. Nesta semana ouvimos gritos dos moradores da rua da Usa, no Marcelo Caetano, no bairro Tala-Hady, município do Cazenga, em Luanda, estão aterrorizados com os constantes assaltos na rua praticados por motoqueiro em plena luz do dia e às noites, e o Comandante Municipal do Cazenga, nada faz para “estancar essa situação”.

POR: MBUNTA NTU

A rua da Usa, onde no passado viveu grandes figuras históricas como o músico Urbano de Castro, o ” Urbanito Angolano”, e o poeta e escritor Lopito Feijó, a famosa empresária da era colonial dona Xica, e actualmente é onde reside a mãe da esposa do ministro do Interior, Manuel Homem.

 

Os assaltos são praticados nas primeiras horas do dia e às noites maioritariamente por motoqueiros.

 

Recentemente, marginais armados tomaram de assalto a rua da sogra do ministro, e plena porta desta, efectuaram vários disparos.

 

Moradores contam que vivem aterrorizados, devido aos constantes assaltos.

 

“A situação dos assaltos está a ficar assustadora cada dia que passa, estamos com o coração nas mãos. Gostaríamos que a polícia interviesse logo”, pedem os moradores.

 

Na semana passada, um jovem cardiologista, foi assaltado na sua porta quando encontra-se sentado.

 

Mais de 20 assaltos foram realizados em menos de 15 dias só no mês de Janeiro desde ano, sob olhar silencioso das autoridades.

 

A situação, segundo os visados, está a deixar triste e amedrontados os moradores.

 

Nem os professores do Colégio Dona Luzia, ex-Samelo, estão tranquilos quando se dirigiam a instituição no período da manhã.

Sete professoras foram assaltadas quando se aproximavam da instituição.l, naquele rua.

 

A direcção do colégio, diz já ter reportado o caso as autoridades, mas nunca tiveram resposta.

 

As cantinas são assaltos à luz do dia por indivíduos armados, uma situação que inquieta igualmente os municípios, que culpam a polícia do município de nada fazer.

 

O comandante municipal do Cazenga, superintendente-chefe, Adão Correia Sebastião “Didi”, mesmo após várias queixas e telefonemas feitos por moradores, não resolve o problema, denunciam os munícipes.

 

Alguns moradores asseguram terem já escrito para o comando da polícia local, mas nada é feito para desfazer o triste quatro.

 

Recentemente, os moradores reuniram para fazer chegar a preocupação a administração municipal do Cazenga, na pessoa da sua administradora Nádia Neto.

 

É na rua da Usa, que também vive, para além da sogra do ministro Manuel Homem, a mãe do actual administrador municipal do Rangel, Lourenço Domingos.

 

A rua da Usa, está localizada em frente a 5. Avenida e liga a estrada da Fiaco e a Av. Hoji ya Henda, próximo ao Centro de Formação Profissional do Cazenga.

É por essa razão que o Comandante do Cazenga, merece (merecidamente) uma nota negativa da semana.

Share.
Leave A Reply

WhatsApp us

Exit mobile version