O jovem jurista Manuel Rodrigues Quental (invisual) arrebatou o prémio de Personalidade do Ano em Direitos Humanos, num concurso promovido pelo Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, respeitante a III Edição; um concurso cujos demais concorrentes não eram invisuais.
REDAÇÃO PORTALTVNZINGA
Manuel Quental é licenciado em Direito, especialidade Jurídico-Político, pela Universidade Agostinho Neto; com passagem, no ensino médio pela Escola de Formação de Professores “Garcia Neto”, instituto pelo qual é formado em Ciências de Educação, na especialidade do ensino de Geografia e História.
Refira-se que Manuel Quental foi Secretário para as Relações Internacionais e Porta-voz da Associação Nacional de Cegos e Ambliopes de Angola (ANCAA), de 2013 a 2022.
Actualmente Manuel Quental é o Presidente da ANCAA, e Vice-presidente da Federação das Associações de Pessoas com Deficiência (FAPED).
Quental Exerceu também um importantíssimo papel enquanto representante da sociedade civil na defesa do Relatório sobre as Pessoas com Deficiência nas Nações Unidas, em Genebra 2023, tendo sido moderador dos relatórios sobre a Convenção de Kampala, Protocolo de Maputo e do Relatório da Carta Africana dos Direitos dos Homens e dos Povos que Angola apresentou na cidade de Banju.
O prémio supramencionado arrebatado pelo jovem Manuel Rodrigues Quental, num universo de concorrentes visuais, além de servir de tónico inspirador traduz-se numa clara e inequívoca prova de que barreiras visuais podem ser superadas com base no trabalho abnegado de quem esteja acometido por tal limitação. Quental destaca-se de igual modo enquanto fonte de inspiração para pessoas invisuais de um modo geral, especialmente angolanos que estejam na mesma condição.