Pessoas próximas, camionistas e colabos, apontam que o deputado Pedro Francisco Tanda, está envolvido no esquema de contrabando de combustíveis no Zaire, envolvendo o desvio sistemático de gasolina e gasóleo para Republica Democratica do Congo, atraves de agentes ligados ao contrabando, com prejuízos diretos ao abastecimento local.
PORTALTVNZINGA.COM
De acordo com documentos (Extratos bancários em seu nome), Pedro Tanda, tem facilitado a passagem de diversos camiões e bidões pelas fronteiras do município do luvo e Nóqui, transpondo a fronteira com auxílio de alguns agentes da polícia de guarda fronteiras .
Como recompensa, no 16 de Janeiro de 2024, teria recebido 3 milhões de kwanzas em pagamentos ilícitos, canalizados através da sua conta bancaria.
Segundo apurado, não apenas viola a legislação angolana sobre o comércio e transporte de produtos petrolíferos, mas também agudiza a escassez de combustível na província, transporte e atividade econômica.
Até o momento, a Direção da UNITA liderado por Adalberto costa Junior, o deputado bem como o secretariado províncial da unita zaire, não se pronunciaram oficialmente sobre as acusações.
No entanto, movimentos da sociedade civil na província, já exigem uma investigação profunda, com possível levantamento da imunidade parlamentar, para abertura de um processo, pois, além desta, está envolvido no aluguer da viatura protocolar pelo artista do estilo kizomba Gerilson Insrael e o cúmulo de dois salários da função pública.
Este caso lança mais uma sombra sobre a insolvência de pessoas politicamente expostas e levanta questões urgentes sobre o papel de figuras públicas na perpetuação de práticas corruptas que penalizam diretamente o pacato cidadão.
OLADRÃO