José Bastos de Oliveira, então administrador municipal do Talatona, assume agora os destinos do Hoji-Ya-Henda, recentemente elevado a categoria de município.
POR: MBUNTA NTU
Antes de assumir o município do Talatona, José Bastos, foi o administrador adjunto para Área Social e das Comunidades, na vigência do então administrador Tany Narciso, que fez mais de 12 anos, no município, onde fez o Cazenga “casa da mãe Joana”. Com a saída de Tany e sobe Albino da Conceição, o mesmo continuou.
Fruto da passagem ao município do Cazenga, na função de administrador adjunto, Bastos, deixou um legado de péssimo gestão, marcada pela arrogância, demonstradas nas relações interpessoais.
Recorda-se, que com a exoneração de Albino da Conceição José, Bastos na primeira instância se despediu, porque não podia aguentar trabalhar com Tomás Bica, tendo em conta o seu DNA de arrogância.
Caso de corrupção…
O empresário Mário Thiago Soli Teixeira, responsável do projecto habitacional ‘Vila Suzana’ (em construção), localizado no distrito urbano do 11 de Novembro, município do Talatona, denuncia esquema de invasão de terreno executado pela administração local, que recentemente culminou com a demolição parcial do projecto, sem notificação.
No dia 10 do mês passado, conta que viveu uma situação bizarra, ao ser surpreendido com um aparato policial entre ordem pública e polícia de intervenção rápida, bem como fiscais do Talatona que executaram a demolição da vedação do espaço, causando um prejuízo na ordem dos 15 milhões de kwanzas.
Neste mesmo acto José Bastos de Oliveira, ofendeu bruscamente o empresário, chegando ofendendo “a mãe de Thiago”. Na sequência terá dito que é intocável, e tem na sua volta pessoas que o protegem, como Ana Dias Lourenço, e outrem. Facto este que indignou a sociedade do município de Talatona.
Fruto das incongruências administrativa e política no Município de Talatona, os munícipes desejavam “ver José de Oliveira Bastos fora do município, ora que não tardou, e a felicidade ficou patente nos olhos de quem vive naquela territorialidade”.
Para quem não esperava a novidade “Bastos é enviado com surpresa no município de Hoji-Ya-Henda, pois deixou quadros do Partido e da administração totalmente indignado “.
“MPLA não sabe o que quer, parece que a teia de amiguismo, cabritismo, e corrupção nas nomeações nunca vai parar, estamos indignados, porque com Bastos nada vai mudar, tudo vai piorar “, confidenciou ao portaltvnzinga.