Consta – se que Edeltrudes Costa tenha laços de afinidade com a família Lourenço, mais exactamente com a primeira dama da República Ana Dias Lourenço. Informações em nossa posse indicam que “Nandinho”, como é conhecido no meio familiar o Ministro de Estado e director de Gabinete do Presidente da República, tem um filho com uma sobrinha de Ana Lourenço.
-Poderá essa informação estar distorcida ou nos dizeres da nossa terra, poderão também ser apenas mujimbos. Mas, se for verdadeira é se confirmar o envolvimento do citado Ministro de Estado em actos de corrupção, a passividade de João Lourenço faz cair por terra o discurso segundo o qual “Ninguém ficará impune”.
-É estranho é não se compreende como um quadro que tem contra si tantas denúncias de corrupção e nepotismo, permaneça inabalável. Como não há (estamos habituados) um esclarecimento, um desmentido, torna – se lícito fazerem – se esses juízos.
-Vejamos : Edeltrudes Costa e nomeado por Eduardo dos Santos em dois mil e doze ao cargo de Ministro de Estado é Chefe da Casa Civil do Presidente da República, posteriormente, isto é, em dois mil e dezasseis Secretário Geral da presidência da República.
-Dssdcgdcnkcfsfa, jurista de formação “sobrevivente” de todos os abalos, de todas as mexidas, tendo sido, apesar de tudo, nomeado já em dois mil e dezassete, com JLo, obviamente, Ministro de Estado é Director de Gabinete do Presidente da República, mantendo – se de pedra e cal até aos dias que correm.
-Crê – se que não seja só o facto de ser membro do Comité Central do “glorioso” Mpla, porque João Lourenço, seu super protector, quando tomou posse para o primeiro mandato disse ‘até alguns membros do próprio partido poderiam tombar’, o que provocou um grande amargo de boca. Porém, a prática mostra que não se referia, naturalmente a meninos bonitos como Edeltrudes Costa. Porqué? Porque de facto muitos têm tomado e sido ostracizados.
-Pode ser que no meio de tudo isso haja uma troca de serviços e lealdade mútua, em África isso é muito comum.
-Porque outras denúncias, a TVI Portugal investigou é garantiu que Edeltrudes Costa detém uma fortuna injustificável, mas tudo “ficou em águas de bacalhau”.
-Por outro lado, Rafael Marques, incansável jornalista e activista dos direitos humanos, disse através de um artigo que o presidente da República tem os seus preferidos, porque segundo esse investigador, “Hoje só têm proteção os que estão por baixo das asas do presidente”, fim de citação. Portanto, isso obriga João Lourenço a fazer ouvido de mercador a muitas coisas.
Kapuete Kamundanda (PORTUGAL)