Realizou-se hoje, 05 de Julho, no anfiteatro do edifício 2 do Governo Provincial do Zaire, a abertura oficial das festividades do 7º aniversário da elevação de Mbanza Kongo à categoria de patrimônio cultural mundial.
REDACÇÃO PORTALTVNZINGA
Ao administrador municipal de Mbanza Kongo, Manuel Nsiansoki Gomes, coube proferir as palavras de boas-vindas à todos que visitam o município neste período comemorativo.
Durante o discurso que marcou a abertura das celebrações, Adriano Mendes de Carvalho, governador do Zaire, reconheceu que o título de patrimônio cultural mundial é um grande desafio tanto para cidadãos como para os governantes, porque a preservação deste legado deve servir de reflexão sobre aquilo que tem sido a contribuição de cada um para que Mbanza Kongo continue a ser uma cidade digna de ostentar este título.
Em seguida, o governador em companhia dos vices-governadores e do administrador municipal de Mbanza Kongo, efectuou o corte da fita inaugural que simbolizou a abertura da expokongo, da feira de produção local, bem como de todas as actividades alusivas às comemorações do 7º aniversário da elevação de Mbanza Kongo à patrimônio cultural mundial.
Estiveram ainda presentes no acto, membros do governo provincial do Zaire, Magistrados judiciais e do ministro público, deputados à assembleia nacional, representantes de partidos políticos com assento no parlamento, membros do conselho de direcção da administração municipal de Mbanza Kongo, autoridades tradicionais, membros das igrejas de matriz africana e convidados.