A Administração municipal de Viana chefiada pelo administrador Demétrio de Sepulveda, volta a mostrar que não tem planos que visa melhorar a famosa “ESTRADA DA UNITA”, ou seja, a estrada que liga a vila de Viana ao Zango.
POR: GABRIEL TAVARES
O administrador municipal de viana não tem sabido dar soluções aos problemas de cariz sociais que o município enfrenta tais como: Falta de Escolas, pedonais, água e saneamento básico em algumas artérias de viana, afirmam munícipes daquela circunscrição
Segundo os munícipes de Viana, Demétrio De Sepulveda, nunca desempenhou nenhuma acção que visa a melhoria da estrada, que é de extrema importância para mobilidade Vila – Zangoe, é “o busílis da questão”.
Os moradores e taxistas que todos os dias fazem o uso daquele troço, dizem que a administração não está interessada em melhorar a estrada tendo em conta o tempo em que troço se encontra. Há moradores que vão mais distante, afirmando que o estado desagradável da via já leva mais de 10 anos, e com essa situação têm sentido um grande peso nos seus bolsos chegando a gastar por dia nos táxis cerca de 1000kz para chegar no Zango.
Emanuel Júlio Estudante e morador diz que” Todos os dias é obrigado acordar 5 horas para não atrasar na escola, eu estudo no Zango, e se eu acordar 7 horas corro o risco de atrasar na escola, os táxis azuis e Branco já não aparecem muito por causa dos buracos, agora é só já as ‘KUPAPATAS’ que têm nos ajudado, antigamente eu gastava 500kz para chegar na escola e agora com esses buracos que a estrada tem estou a gastar 1000kz por dia” lamentou.
Simão Bento, município de viana lamenta o estado em que a estrada se encontra apelando ao administrador de viana Demétrio de Sepulveda, mais trabalho e que saia do comodismo.
“O senhor administrador de Viana tem se mostrado incompetente face aos problemas que o município apresenta, a via que liga a vila de viana ao Zango é uma das vias mais importante do município mas o senhor Demétrio de Sepulveda prefere não olhar nessa questão porque está no comodismo e ele tem que sair desse comodismo que-se encontra” frisou Simão Bento.
Por outro lado, os taxistas se queixam das suas viaturas sendo que todos os dias são obrigados a levar as viaturas na mecânica fruto dos buracos que encontram-se ao longo da estrada. Os taxistas alegam que por vezes são obrigados a subir o preço da corrida diária devido o estado desagradável que a estrada apresenta.
” O estado dessa estrada é de lamentar, até parece que não tem administração aqui porque já são muitos anos que essa estrada encontra-se nessas condições, nessa via por dia há cerca de dois acidentes tudo por conta dos buracos, nós que temos carro as vezes não aceitamos passar aqui com os nossos carros , o estado dessa estrada é gritante” lamentou Albino Pedro, taxista.
Os moradores e os taxistas pedem a intervenção urgente da administração local de maneira a verem melhorada o actual estado do troço, que encontra-se em péssimas condições.