Empresa Shoprite – Angola, continua, despedir trabalhadores, até a data actual são mais de 50 funcionários que “foram despedidos, porém, a nossa fonte avança que nos próximos dias, será uma varredura total”.

Por: Kapita Inga

A fonte, esclareceu, ao portaltvnzinga que a direção vem usando abuso de poder desde a realização da greve, que exigia melhores condições de trabalho, por esse facto “muitos funcionários sofrem ameaças”.

A falta de subsídios, alimentação, transporte, violação da hora de trabalho, como prevê a lei de trabalho, foi por esta razão os funcionários decidiram realizar uma greve de três dias, depois disso, a direção instaurou um processo disciplinar para todos grevistas, e seguir despediu mais de 70 funcionários.

Garantiu que os gerentes de base têm um salário básico acima de 500.000, com direito a subsídio de alimentação, e transporte, enquanto que o funcionário de base ganha 70 mil kwanzas, sem subsídio de transporte, e alimentação.

MAUS TRATOS

Os accionistas vindo da África do Sul haviam realizado um visita em Angola, os trabalhadores foram obrigados a trabalhar toda noite, sem descansar para organizar a loja. Outrossim, alguns funcionários começaram a trabalhar às 18 h 00, até 15 h 00 do dia seguinte, após a visita.

“As vezes somos privados de não fazer necessidades biológicas, sem autorização do gerente, quando há visitas” descrevem o cenário tenebroso.

Os funcionários de base, não têm direito á alimentação, com fome, muitos tentam tirar uma bolacha, para matar o bicho, se for apanhado é algemado e levado até a esquadra….

Share.
Leave A Reply

WhatsApp us

Exit mobile version