Rubrica de hoje, de Jovens de Pulunguza vamos discorrer á respeito de um jovem, de nome Kiaco Sanda que passou por várias situações conturbadas, e de muitos esforços de luta. Teve uma infância e adolescência muito difícil, vendeu água fresca, e até roupa para sobreviver. Atualmente exerce a função de Coordenador da Comissão de Moradores do KM 14, no Distrito Urbano do 11 de Novembro.
REDAÇÃO PORTALTVNZINGA
INFÂNCIA
Kiaco conta que teve uma infância, muito forte, pois que de segunda á sexta-feira, a vida era somente escola, sábado e domingo era igreja.

A Escola era no bairro Uíge, andava a pé e regressava também a pé, refere que era muito difícil. Depois aos sábados de manhã a vida era igreja e vice versa, adianta que na catequese ficava o dia todo; e onde passava a realizar várias actividades recreativas.
Reforça que desde pequeno já teve vários cargos, como Coordenador do Grupo de Leitores, Coordenador do Grupo de Acólitos, e Membro do Grupo de Apoio da Igreja greja, e também Membro de Apoio do Coro Nova Jerusalém .
ADOLESCÊNCIA
Sanda conta que nesta época a vida era a mesma é rotina, só escola e casa. E foi aqui onde tudo começou se apertar, e viu o pão que diabo amassou.
Tudo porque que havia uma fase que os pais haviam se separados, revela que a vida ficou lhe, muito e muito difícil.
” ia a escola a pé da casa do irmão da mãe aonde nós vivíamos que era no Bairro Nguanha dos ossos, até para escola 27 de dezembro”, disse.
Na altura caminhava nas calmas, e saia dos kwanzas, entrando da rua mãe preta, passando pelo comando do IFA, Congoleses, Macambira, e entrando pelo jumbo e chegava a escola muito sujo e cansado.
Com as vicissitudes que vivia, teve de vender água fresca com a mãe, e a irmã no mercado dos kwanzas, e de seguida ajudava mãe a vendendo roupa na zunga no mercado do Roque Santeiro.
Mais tarde ingressa na Universidade Agostinho Neto, onde fez o 4 ° ano em Gestão e Administração Pública e também se licenciou em Gestão e Recursos Humanos.
Ainda assim, não se coibiu teve várias formações de Processamento de Salários, Avaliação de Desempenho, Recrutamento e seleção, Liderança os 3 níveis, Interação Inter pessoal , Análise e Descrição de Funções, Criação de Perfil para Processo de Recrutamento.
A vida como é uma escola, e com as formações que teve, foi Director de Recursos Humanos, Gestor de Recrutamento, Responsável de Formação e Carreira, também foi formador na área em que se formou, foi convidado para ser formador, no CENFOR, como consequência se tornou um dos melhores formador. Também foi Consultor de Recrutamento e Seleção em Empresas Petrolíferas.
Nas funções que se encontra tem dado seu contributo, nas comunidades, como iluminação pública nos bairros para minimizar os assaltos constantes, campanhas de sensibilização para não vandalização dos bens públicos, concertação social com os moto taxistas, parceria com as instituições locais para que os jovens venham conseguir o primeiro emprego.
SONHOS
Ter outras oportunidades de vida, para com pouco, ajudar aqueles que necessitam, e trabalhar para o desenvolvimento e crescimento do país.
Jovens com essa veia, o país agradece; e que vários outras gerações consigam seguir a pedaladas de Kiaco Sanda, para o crescimento de uma Angola melhor.