Com mais de 30 anos de militância, Frederico Inácio Adão, decidiu abandonar o partido dos camaradas por alegados abusos de poder, prepotência e incapacidade de boa gestão do partido no município do Sambizanga, pela primeira secretária Betânia Lopes, e aderir ao partido CIDADANIA.
PEDRO KYANZUETO
O também conhecido como Tata no seio dos camaradas, antes da sua desvinculação, terá solicitado audiência a primeira secretária do MPLA naquele município, a fim de expor suas dificuldades, tendo lhe sido negado, este remeteu uma carta comunicando sua saída do partido, 37 anos depois.
Tata, lamentou também a falta de sensibilidade de Betânia, assim como o espírito de arrogância contra os militantes de base.
Para Betânia, a base que se vira, que faça das tripas o coração, para continuidade e sobrevivência do partido MPLA, que nos últimos anos vem se desmoronando e perdendo espaço para os partidos na oposição.
Depois de provar mais uma vez da arrogância e prepotência da camarada Betânia, Frederico Inácio Adão, decidiu rumar para o partido de Júlio Bessa, cidadania.