Mais de 70 quilómetros da Estrada Nacional 250, no troço entre Cunje, Catabola Camacupa, vão ser reabilitados. A obra tem duração de dois anos e vai assegurar 630 postos de trabalho, bem como usar mais de 80% de materiais de origem nacional.
REDACÇÃO DO PORTALTVNZINGA
A Omatapalo será a empresa responsável pela empreitada, que vai consistir na reabilitação da via, reforço da espessura da pavimentação, iluminação pública, passeios, aplicação de pórticos de sinalização e obras de artes.
Assim, a empresa vai arrancar com as obras de reabilitação da referida estrada, numa extensão de 71,8 quilómetros do troço Cunje, Catabola, Camacupa, com vista a melhorar a segurança e a fluidez do trânsito rodoviário na província do Bié.
A empreitada contará com aproximadamente 630 funcionários e usará mais de 80% de materiais de origem nacional.
Prevendo-se que dure dois anos, a reabilitação está orçamentada em mais de 68 mil milhões de kwanzas, e vai possibilitar a expansão socioeconómica do corredor sul e leste do país, facilitando assim a principal ligação com a República da Zâmbia.
Pelo que, deverá permitir também o melhor
acesso a escolas, postos de saúde e outros serviços da administração local, além de fomentar o desenvolvimento da produção agrícola, da indústria mineira e madeira.
A cerimónia de consignação da obra à Omatapalo decorreu nesta segunda-feira, 08 de Julho, e foi testemunhada pelo ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto dos Santos, pelo governador do Bié, Pereira Alfredo, bem como por representantes do Instituto de Estradas de Angola, da Fiscalização (Exergia
Angola) e do empreiteiro.
Na ocasião, Edmar Manuel, porta-voz da Omatapalo, disse tratar-se de “um dia marcante para os bienenses porque a empreitada vai impulsionar o desenvolvimento socioeconómico da província.
“, dado que a empreitada vai
não só melhorar as infra-estruturas”