O Ministro das Obras públicas Urbanismo e Habitação, Carlos dos Santos constatou recentemente, o nível de execução física das obras de construção da nova Circular de Saurimo, uma importante via de acesso as estradas nacionais 180 e 240 no sentido Saurimo/Dala, Saurimo/Lukapa e Saurimo/Muconda.
REDACÇÃO PORTATVNZINGA
As obras com pavimento robusto para suportar o fluxo de veículos, contemplam duas faixas de 12 metros de largura cada, rotundas, bermas e quatro pontes sobre os rios Candembe, Nhama, Txahungo e Luari, com a previsão de conclusão em 2025. De acordo com o Ministro Carlos dos Santos, que percorreu os 60 quilômetros da referida circular de carro, para avaliar a qualidade e o andamento da empreitada a cargo do consorcio Mota-Egil e Omatapalo.
“Esta infraestrutura é vista como um marco para o desenvolvimento local e nacional, promovendo não apenas a mobilidade, mas também um impulso à economia com a facilitação do transporte de mercadorias para a região leste”.
O projecto tem uma execução física na ordem dos 95%, com mão de obra local, tem actualmente 58 quilômetros de estrada asfaltados dos 60 previstos e aguarda pelo arranque dos trabalhos de sinalização vertical e horizontal.
Já o Governador da Lunda Sul Daniel Neto, dá nota positiva a está empreitada que quando concluída vai descongestionar o transito rodoviário na zona económica da capital da província.