Companheiros e companheiras,
É com profunda preocupação que escrevo para vocês: Nosso partido, que sempre lutou por progresso, justiça e união, encontra-se hoje refém de um dos incompetentes, que não apenas nos envergonham, mas também nos afastam dos ideais que defendemos.
O actual Secretário Geral, “Álvaro Tchikwamanga”, personifica o atraso da nossa UNITA.
Sua gestão é marcada por incompetência, tribalismo e uma visão regionalista que fragmenta às nossas bases de apoio e não só.
Enquanto o mundo avança, ele insiste em práticas retrógradas, desprezando o conhecimento e combatendo àqueles que pensam, os intelectuais que deveriam ser aliados na construção de soluções, dos problemas que apoquentam o partido.
Não podemos tolerar um Secretário Geral, que substitui a competência por mediocridade, que troca o diálogo pelo sectarismo e, que reduz a nossa causa a disputas pequenas e ruralistas.
Um “analfabeto diplomado”, como muitos o chamam, ele não pode continuar a apepresentar-se como nosso Secretário Geral, nós somos um partido que aspira governar e vamos governar.
Sua postura sanzaleira presa à tradições divisionistas, nos condena ao isolamento e à irrelevância. Exigiremos uma mudança, a nossa UNITA merece um “S.G” à altura de suas lutas modernas, competente e unificadora.
Chega de mesquinharia e provincianismo, este ano será o ano de reinício, será o ano em que a nossa UNITA poderá reencontrar-se.
QUE O TODO PODEROSO ALLAH, ABENÇOE A NOSSA UNITA.
Por: Gaspar Luamba!