O “SOLIDÁRIOS COM OS POVOS OPRIMIDOS” do Hino nacional, é mera estética e falso sentimento de solidariedade com o OPRIMIDO. Desta feita, começamos a retroceder, veja que o país é de todos, e os direitos fundamentais também é de todos. Porquê é que as coisas em Angola continuam num rumo catastrófico? Tudo queremos que assim seja. A nota negativa da semana recaí a Polícia Nacional de Manuel Homem, que com sua recente nomeação, mais de três activistas foram detidos enquanto se manifestavam em apoio ao povo moçambicano, que busca a verdade eleitoral.
PEDRO KYANZUETO
Caso para crer que estamos em total regressão dos direitos e liberdades básicas do cidadão, onde o estado é totalmente repressivo e ninguém deve pensar o contrário, a manifestação é um direito consagrado legalmente na constituição da república de Angola. A polícia com seu viés autoritário não pode sempre que pode se arrogar a proibir as manifestações, a polícia não está acima da CRA.
“castigar pelo modo de pensar é aniquilar toda a garantia de liberdade”, dizia Montesquieu.
O actual Ministro do Interior aquando da sua apresentação, dissera, que vai respeitar os direitos fundamentais dos cidadãos e da constituição. Que pena!! Nem um mês fez, a saga de impedir as pessoas de se manifestarem “é um aleluia de Manuel Homem “.
Desta feita, a nota negativa é bem merecida…. Pois que o país é de todos, não dos búzios.
Pedro Kyanzueto.