Close Menu
Portal TV Nzinga
    O que há de novo

    MINHA SOLIDARIEDADE AO ILUSTRE GOVERNADOR DO ZAIRE – HÉLDER CHIUTO 

    Dezembro 12, 2025

    NGAUNHÃ E A INCOMPETÊNCIA DE JOSÉ BASTOS DE OLIVEIRA – “UM ADMINISTRADOR QUE ESTÁ ENVERGONHAR O MPLA NO MUNICÍPIO “

    Dezembro 12, 2025

    LANÇAMENTO DA NOVA APP VIVA SEGUROS – A SUPER APP QUE REVOLUCIONA O MERCADO NACIONAL

    Dezembro 11, 2025

    Assinar atualizações

    Receba as últimas notícias.

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Trending
    • MINHA SOLIDARIEDADE AO ILUSTRE GOVERNADOR DO ZAIRE – HÉLDER CHIUTO 
    • NGAUNHÃ E A INCOMPETÊNCIA DE JOSÉ BASTOS DE OLIVEIRA – “UM ADMINISTRADOR QUE ESTÁ ENVERGONHAR O MPLA NO MUNICÍPIO “
    • LANÇAMENTO DA NOVA APP VIVA SEGUROS – A SUPER APP QUE REVOLUCIONA O MERCADO NACIONAL
    • COLABORADORES DO GRUPO KIBABO DENUNCIAM MAUS TRATOS E RETIRADA ILEGAL DE SUBSÍDIOS
    • MINISTRA SILVIA LUTUCUTA ACUSADA DE USURPAR TERRENO EM TALATONA
    • TRABALHADORES SEM SALÁRIOS HÁ LARGOS MESES, SEM ESPERANÇA DE VIDA PEDEM INTERVENÇÃO AO ADMINISTRADOR DE CALUMBO 
    • SEGUNDA TEMPORADA: UMA PGR QUE PROVA ESTAR AO SERVIÇO DE ALGUÉM
    • ADRIANO MENDES DE CARVALHO NÃO É DENUNCIANTE E QUEIXOSO NO PROCESSO QUE ENVOLVE HIGINO CARNEIRO
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal TV Nzinga
    Subscribe
    Sexta-feira, Dezembro 12
    • HOME
    • POLITICA
    • TV NZINGA
    • OPINIÃO
    • CRIME
    • SOCIEDADE
    • RUBRICA (Jovens de Pulunguza)
    Portal TV Nzinga
    Início » Membro do Comitê Provincial Wela João Cassule acusado de burlar somas avultadas de dinheiro em vários cidadãos com promessa de receberem residências em projetos habitacionais
    Politica

    Membro do Comitê Provincial Wela João Cassule acusado de burlar somas avultadas de dinheiro em vários cidadãos com promessa de receberem residências em projetos habitacionais

    AdministradorBy AdministradorMaio 24, 2023Sem comentários3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Um suposto funcionário do Fundo de Fomento Habitacional (FFH), órgão afecto ao Ministério da Construção e Obras Públicas (MCOP), identificado por Wela João Cassule, membro do Comité Provincial do MPLA em Luanda, está a ser acusado de ter burlado somas avultados em dinheiro a vários cidadãos, com a promessa de receberem residências em projectos habitacionais (centralidades) do Estado.

    Em denúncias avançadas ao Club-K, o cidadão Wela João Cassule, teria se apresentado aos futuros beneficiários como funcionário do Fundo de Fomento Habitacional (FFH), alegando que tinha a função de cadastrar os funcionários públicos para receberem residências nas centralidades da Urbanização Vida Pacífica, no Zango 0 e no Zango 8000, e que no prazo de três semanas seriam chamados para assinar os contratos, pagar os emolumentos e receber as casas.

    O suposto funcionário do FFH “exigiu” dos “interessados” o pagamento inicial de 100 mil kwanzas para assinar um documento, onde alegadamente continha os seus nomes e a tipologia da residência para cada pessoa.

    Ao aperceber-se de que se tratava de “burla”, o grupo abriu um processo-crime no Serviço de Investigação Criminal de Luanda, (Terra nova) contra o cidadão Wela João Cassule (suposto funcionário do Fundo de Fomento Habitacional), “mas para meu espanto, o mesmo já tinha vários processos de burlas passados pela àquela instituição”.

    Passados quase dois anos desde a abertura do processo, o grupo diz ter sido informado que, no seu cadastro criminal, Wela João Cassule chegou a ser detido no dia 30 de Dezembro de 2022.

    Na data marcada para a acareação, o advogado do arguido, Cláudio Pereira, não compareceu, e na semana seguinte, a Procuradoria mandou aparecer alguém da central para acompanhar os depoimentos. “Para nossa surpresa, o preso Wela João Cassul, não aceitou ser acompanhado pela Doutora que a PGR disponibilizou”, lamentam.

    O processo foi remetido a 3 de Março de 2023, com o ofício nº 817, cuja recepção foi acusada pelo funcionário Manuel Fanta e a solicitação do processo foi feita pelo juiz do Tribunal Provincial de Luanda “Dona Ana Joaquina”, Sebastião Jorge Diogo Bessa, que supostamente abafou o caso.

    “Todas as tentativas que os advogados fizeram, para junto do Tribunal poder acompanhar o processo, foram nulas”, disse um dos “burlados”.

    Afirmam que “o juiz abafou o processo e criou uma manobra dilatória para expirar o prazo de detenção do arguido”, acrescentando que “desde o dia 3 de Março que ele pediu o processo até hoje não temos informação credível sobre o mesmo”.

    O chefe da Secretaria Judicial do Tribunal Dona Ana Joaquina, João Francisco, informou na quinta-feira, 11 deste ano, aos advogados que “este processo ficou apenas uma semana no Tribunal e foi enviado de volta ao SIC, mas não sabia dizer a data e que funcionário enviou o referido processo”.

    O Club-K sabe que, até a semana passada, o processo que envolve o cidadão Wela João Cassule, continuava por cima da mesa do juiz da causa, no lado esquerdo da mesa, junto com outros processos.

    O acusado (Wela João Cassule) possui vários processos-crimes entre os quais mandado de captura do SIC-Talatona, burla de 50,000 USD, com o mandato de captura junto da Esquadra da Centralidade do Sequele, como a burla de 6 milhões de kwanzas, cujo processo corre trâmites no tribunal.

    “O valor que me foi burlado era de 17 milhões de kwanzas, mas devido aos custos com advogados e terceiros, este valor ficou actualizado em 30 milhões de kwanzas”, revelou a este portal uma das vítimas.

    FONTE: CLUB K

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Administrador
    • Website

    Related Posts

    MINISTRA SILVIA LUTUCUTA ACUSADA DE USURPAR TERRENO EM TALATONA

    Dezembro 11, 2025

    ADRIANO MENDES DE CARVALHO NÃO É DENUNCIANTE E QUEIXOSO NO PROCESSO QUE ENVOLVE HIGINO CARNEIRO

    Dezembro 10, 2025

    HPSP RECUSA INTERNAMENTOS: RECLUSOS ESTÃO A MORRER NAS CADEIA

    Dezembro 10, 2025
    Leave A Reply Cancel Reply

    Portal TV Nzinga
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube WhatsApp Telegram
    • PUBLIQUE AQUI
    • FICHA TECNICA
    © 2025 TV Nzinga, Todos os direitos Reservados. Designed by JS LONDACA,LDA.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    WhatsApp us