De acordo com o Jornal Factos Diário, o General Mawete João Baptista, antigo governador das províncias de Cabinda e Uíge, reagiu, recentemente, sobre as informações que rezam ser parente do empresário que se identifica pelo nome de Júnior Mawete, pelo que, negou com ´todas as letras´ o possível grau de afinidade com o referido cidadão, que o adjectiva de anti-social e criminoso.
REDACÇÃO
Importa alertar a opinião pública e conhecidos na sociedade angolana que o citado famoso Júnior Mawete, referenciado em alguns comportamentos anti-dociais”, foi basicamente nesses termos que o General e Diplomata começou por negar qualquer grau de parentesco com o referido empresário. As informações foram avançadas através de uma nota que o Factos Diários teve acesso, no último sábado do corrente mês.
“Não é meu filho, nem lhe conheço, nunca lhe vi na minha vida e desconheço os seus progenitores”, lê-se também na nota, tendo mais adiante acrescentado que, para o bem da sua honra, não associar a sua pessoa com criminosos, sublinhando que os seus filhos têm uma educação invejável na sociedade angolana e no exterior do país.
“Tem havido tentativas de aproveitamento na base dos abusos desse jovem, afim de atingir e comprometer a minha honra e dignidade”, palavras do General Mawete João Baptista.
Vale recordar que o suposto empresário, que se faz passar de filho do antigo governador, não reside no país, gira pela Europa, em África acomoda-se na vizinha República Democrática do Congo e, em Angola, nalgumas vezes, na província de Cabinda.
Este empresário, para ludibriar os políticos sobretudo os presidentes, sempre passou e viveu nos países aonde o Mawete João Baptista representou Angola e, nesta estratégia, o Presidente da RDC foi enganado com informações de que o suposto Júnior Mawete seja um empresário influente em Angola por conta do histórico do suposto pai.
Uma fonte anónima revela que o político João Baptista está saturado com a falsa qualidade deste empresário que no dia 13 de Maio mandou raptar o Director deste portal de informação usando um grupo de efectivos da Polícia Nacional ligados à Direcção de Investigação de Ilícitos Penais-DIIP pelo que, nas ações feitas não restam dúvidas que o efectivo Barba Branca seja um dos vários que tiveram um acerto secreto com este empresário
O PERFIL REAL E TUDO SOBRE O JUNIOR KANA MAWETE
Junior Kana Mawete, nasceu na Província de Cabinda em 17 de janeiro de 1983, é filho mais velho do empresário Congolês Mawete Lanvu Norman, em 2019 casou com a Dersia Palmira Linda Antonio Mawete, com seis filhos quarto meninas e 2 rapazes.
Mawete frequentou o curso de Gestão de empresa, MBA – Master em Administração de Empresas e aos 25 anos começou a trabalhar com vários Grupos internacionais como consultor comercial dedicando-se nos anos seguintes às áreas Investimentos , finanças e Aviação .
Atualmente, Junior Mawete é Presidente e acionista do Grupo Walniss, um grupo empresarial Africano (Walniss Luxe Aviation, Junior Mawete consultoria, Walniss Merchant Bank, Walniss Trading Oil)
Em Novembro de 2020 assumiu a Presidência do Conselho de Administração do Banco walniss Merchant Bank e acionista.
A Walniss é um grupo de empresas com a sede em Africa (Angola & Rdcongo) no setor de Aviação (aquisições e comercialização de aeronaves) com atividades que se estendem por intermedio da empresa Walniss Trading Oil na distribuição de produtos petrolíferos, serviços financeiros em parceria com o Maior Fundo de Investimento a Gemcorp com a Walniss Merchant Bank , atualmente a Junior Mawete Consultoria está entre as maiores empresas bem posicionado em Africa, da qual Junior Mawete é Presidente, é a principal acionista, com uma participação qualificada] de 99,34%;
Junior Mawete é também Membro do Internacional Club of Portugal e membro do Conselho de Administração da empresa Francesa OCEA shipyard, sócio da empresa Enzymatic Portugal, proprietária de uma fábrica de Bacalhau Mira-Mar no Congo Kinshasa. Estes dois últimos integram a holding Walniss.
O Factos Diários tudo está a fazer para trazer outras versões sobre o empresário que tem a capacidade inclusive de contratar mercenários para atender os seus interesses.