Marcos Alexandre Nhunga, reconduziu, o actual Director Provincial da Educação, Manuel Neto Matos Osório, á frente dos destinos do sector que dirige desde 2021.

Manuel Neto Osório, jovem de 42 anos, enquanto director do Instituto Médio Agrário do Quessua, dinamizou a gestão do recinto escolar. Aquando da sua “nomeação isto em 2011, para dirigir o gabinete provincial da educação, destacou em várias áreas: reformulação do modelo de seminários de capacitação de professores, do genérico para o modelo de especialidade, e a realização do primeiro colóquio sobre educação, primeira jornada pedagógica estudantil, a vitória na XI° edição de matemática, melhoramento na gestão de proximidade do capital humano e a redução significativa das questões burocráticas administrativas.
Neste momento, Osório pretende dar continuidade dos projetos e realizar outras atividades com impacto á redução do analfabetismo, particularmente nas zonas sub e peri urbanas, formação dos gestores escolares, munir agentes da administração escolar com instrumentos atualizados.
“Nós faremos o nosso trabalho”, disse, ainda que neste mandato irá criar comissão provincial de pais e encarregados de educação para ampliar questões educativas e a estratégia de intervenção, na dinamização do ensino especial.
Frisou que “trabalhará no processo de conscientizar a participação dos pais e encarregados de educação no processo educativo, apontou, que realizar – se – á a primeira jornada científica docente para refletir a práxis pedagógica no contexto das teorias contemporânea da educação.
Manuel Neto Matos Osório, é mestre em Administração e Gestão Escolar, pelo Instituto de Ciências da Educação de Odivelas, doutorando em didática de ciências e tecnologias, pela Universidade Trás -Os-Montes e Alto Douro.