Uma fonte próxima do Hospital Geral do Kwanza Norte, denúncia, que a “Unidade Hospitalar está sem condições para o normal funcionamento, pois que a inauguração da mesma foi no “oh kubanga oh pimpa”.
REDAÇÃO DO PORTALVNZINGA
“O Hospital Geral do Kwanza Norte está sem condições, tudo foi no âmbito político”, avançou a fonte.
Uma outra fonte, aclarou, que o Hospital precisa de muitos especialistas: Nota – se muitas irregularidades, falta de competências, e outra por falta de meio… [..] a título de exemplo o Hospital Geral não tem anestesiologia, cardiologia, neonatologia, pediatria, urologistas, e tantas outras especialidades.
“Neste momento o Hospital não tem pernas para andar, há muitas mortes por falta de médicos”, denunciou ao portaltvnzinga.
Um outro caso que existe e que está badalar o cenário do Hospital: Alguns Chefes de Serviço foram indicados pelo diretor mas não têm experiência, trabalham com arrogância. Avançam que a Pediatria, Maternidade, Cirurgia “tudo pior”.
Principalmente no sector da Cirurgia deve se ver os especialistas, têm muitas debilidades ao realizarem operações.
“Recentemente teve uma morte de um jovem, tudo por culpa do diretor geral que ordenou fazer uma operação, e consequentemente correu mal, onde mais tarde enviou o anestesiologista para Luanda, o diretor deitou a culpa aos médicos da cirurgia, onde afinal estamos, que gestão é essa, fazer operação sem anestesiologia, só deve ser feitiço”, lamentaram.
Um dos exemplos de morte dentro do Hospital Geral do Kwanza Norte é este:
1-Esse é um dos paciente que morreu por culpa do director que obrigou fazer uma operação em um paciente que teve hemoglobina em 4mg/dl,tudo correu mal, e a outra de uma paciente que teve um traqueostomia também correu mal, não tem recurso humano para o bom funcionamento do Hospital.
2-Por outra os médicos, enfermeiros e secretários clínicos não têm onde descansar passam a noite nas cadeiras e maçã as vezes dormem nas camas dos doentes sendo um hospital escola sem sala para reunião dos médicos.
Até ao fecho dessa matéria ligamos ao diretor e deixamos SMS, não obtivemos sucessos.