Close Menu
Portal TV Nzinga
    O que há de novo

    ADMINISTRAÇÃO DO CALUMBO GARANTE TER SENSIBILIZADO VENDEDORES AMBULANTE NO PRAZO DE 2 MESES

    Fevereiro 3, 2026

    COMISSÃO EXECUTIVA DO PARTIDO EM CACUACO REAFIRMA COMPROMISSO COM A DINAMIZAÇÃO DAS ESTRUTURAS DE BASE

    Fevereiro 3, 2026

    NO ICOLO E BENGO “POPULARES PEDEM A CABEÇA DE AUZÍLIO JACOB”

    Fevereiro 2, 2026

    Assinar atualizações

    Receba as últimas notícias.

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Trending
    • ADMINISTRAÇÃO DO CALUMBO GARANTE TER SENSIBILIZADO VENDEDORES AMBULANTE NO PRAZO DE 2 MESES
    • COMISSÃO EXECUTIVA DO PARTIDO EM CACUACO REAFIRMA COMPROMISSO COM A DINAMIZAÇÃO DAS ESTRUTURAS DE BASE
    • NO ICOLO E BENGO “POPULARES PEDEM A CABEÇA DE AUZÍLIO JACOB”
    • DIA NACIONAL DO AMBIENTE: CACUACO CELEBRA COM MEGA CAMPANHA DE ARBORIZAÇÃO
    • SUPREMO INVESTIGA PROCESSOS DAS DECISÕES DO JUIZ ANTÓNIO JOSÉ EDUARDO DA COMARCA DE VIANA POR ALEGADOS VICIOS
    • 8,250 MIL MILHÕES DE KWANZAS DESVIADA PELA EMPRESA CARMON DE ISUNGI DOS SANTOS NA EXECUÇÃO DA OBRA DA ESTRADA MOÇÂMEDES – VIREI
    • MAKUTA NKONDO ATRIBUÍ NOTA 2 A JOÃO LOURENÇO PELA MISÉRIA E ASSASSINATO DURANTE SUA GOVERNAÇÃO
    • ABUSO DE PODER NA CIDRALIA: EMPRESÁRIO MINORU DONDO NÃO CONSEGUE INDEMNIZAR 131 FUNCIONÁRIOS
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal TV Nzinga
    Subscribe
    Quarta-feira, Fevereiro 4
    • HOME
    • POLITICA
    • TV NZINGA
    • OPINIÃO
    • CRIME
    • SOCIEDADE
    • RUBRICA (Jovens de Pulunguza)
    Portal TV Nzinga
    Início » FAMILIARES DA FUNCIONÁRIA DO MIREX ACUSADA DE AUXÍLIO À IMIGRAÇÃO ILEGAL E FACILITAÇÃO ACUSAM SIC SUJAR IMAGEM DA MULHER E “INVENTAR” FACTOS
    Crime

    FAMILIARES DA FUNCIONÁRIA DO MIREX ACUSADA DE AUXÍLIO À IMIGRAÇÃO ILEGAL E FACILITAÇÃO ACUSAM SIC SUJAR IMAGEM DA MULHER E “INVENTAR” FACTOS

    AdministradorBy AdministradorMarço 1, 2025Sem comentários3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    A família da funcionária do Ministério das Relações Exteriores (MIREX), ligado a área de do Protocolo, que foi detida da quinta-feira,27, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), e acusada de estar a facilitar vistos de permanência a cidadãos estrangeiros no país, cobrando cada processo 35 mil kz, acusam o SIC de estar a sujar a imagem desta funcionária pública e de “inventar” factos, criminal.

    REDACÇÃO PORTALTVNZINGA

    A família, assim como alguns funcionários da instituição asseguram serem falsas as acusações imputadas a mulher de 43 anos, acusada pelo SIC de auxílio à imigração ilegal, facilitação de visto de permanência de cidadãos estrangeiros no país.

     

    Segundo a família e alguns funcionários do MIREX, este órgão ministerial não trata de vistos de permanência, nem de  passaportes, pois esta responsabilidade é do SME e das embaixadas.

     

    Conforme o esposo da mesma, Oliveira Huango, em declarações à imprensa, este sábado, assegurou que o SIC fez uma má investigação após receber a suposta denúncia e que está a sujar a imagem da sua mulher indevidamente.

     

    Alguns funcionários do Ministério das Relações Exteriores, asseguraram que ficaram espantados com a acusação do SIC, atendendo ao facto deste ministério não tratar de vistos nem de passaportes a cidadãos.

     

    Oliveira Huango, o esposo contou que à família e as pessoas esclarecidas, não conseguem entender como uma instituição como o SIC publicita inverdades à imprensa.

     

    “O serviço onde ela trabalha nada tem haver com isso.  Porque não trata de vistos nem de renovação de vistos. E ela nem trabalha com esse tipo de informação”, contou.

     

    Quanto aos passaportes encontrados com a mesma, o esposo conta que a mulher tem feito trabalhos fora do MIREX com agências de viagens para a marcação de agendamentos.

     

    “Os passaportes em posse da minha esposa são validos e era somente para facilitação de agendamento junto de pessoas das embaixadas. E isso não é crime, porque as pessoas pediram ajuda”, contou.

     

    A família conta ainda que estão tristes pelo facto do SIC rotular a mesma como criminosa e de auxiliar à imigração Ilegal e facilitação de visto.

     

    “Infelizmente a mulher está detida no SIC sem culpa formada”, contam os familiares.

    Entretanto, a família diz não entender como o SIC acuso alguém que não é funcionaria do SME de facilitar a imigração ilegal e facilitação de visto.

     

    “Em sede de julgamento, se ficar provada que não cometeu, quem irá se responsabilizar pela imagem da senhora que foi suja? Infelizmente o SIC quer mostrar que está a trabalhar, quando, na verdade, não”, acusam os familiares da cidadã detida.

     

    Segundo o SIC, a detenção da mulher, ocorreu na quinta-feira,27, mediante uma denúncia que dava conta da existência de uma funcionária pública, colocada no Ministério das Relações Exteriores, na área do Protocolo, que facilitava a obtenção de vistos de permanência a cidadãos estrangeiros no país, com vistos expirados, cobrando valores de 35 mil kz por cada processo.

     

    O SIC realça que a mesma foi detida em flagrante delito pela Direcção Central de Operações.

     

    Conta o SIC que esta cidadã recebia das mãos dos cidadãos estrangeiros os documentos e os valores monetários, próximo ao Ministério das Relações Exteriores, para validar ou autenticar esses documentos, que tinha como objectivo a aquisição do visto de permanência, junto de outros órgãos.

     

    Em posse da implicada, conta o SIC, foram encontrados 11 passaportes, sendo oito da RDC e três nacionais, bem como foi apreendido um valor monetário de 1,6 milhões kz, e 700 dólares.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Administrador
    • Website

    Related Posts

    ESCÂNDALO NA ESQUADRA DO ANTENOVE – CAZENGA: CIDADÃO É DETIDO ÁS 15 H, SEM TER FEITO NADA E SOLTO ÁS 22 : 15, APÓS PAGAR 40 MIL KZS

    Dezembro 24, 2025

    FUGA AO FISCO NO PORTO: NA SOGESTER ESQUEMA DE BILHÕES ALDULTERANDO O SISTEMA ASYCUDA WHORLD COM CONIVÊNCIA DE FUNCIONÁRIOS DA AGT, DSA E POLÍCIA ADUANEIRA 

    Dezembro 2, 2025

    KASSIM TAJIDEEN APOIA 25% O TERRORISMO EM ANGOLA: SAIBA AS EMPRESAS QUE FINANCIAM GRUPO HEZBOLLAH EM ÁFRICA

    Outubro 30, 2025
    Leave A Reply Cancel Reply

    Portal TV Nzinga
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube WhatsApp Telegram
    • PUBLIQUE AQUI
    • FICHA TECNICA
    © 2026 TV Nzinga, Todos os direitos Reservados. Designed by JS LONDACA,LDA.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    WhatsApp us