Empresário Guineense Diallo Boubacar, acusa Vitorino Paulo Balavande Militar das Forças Armadas (FAA) de burla e ameaça de morte. Boubacar é um empresário de nacionalidade Guineense, morador na Vida Pacífica há 10 anos e residente em Angola há 20 anos.
REDACÇÃO DO PORTALTVNZINGA
Narração dos Factos
Tudo começou em 12 de Abril de 2023, quando o cidadão de nacionalidade Guineense (Diallo Boubacar), procurou um estabelecimento na Vida Pacífica Zona 2, frente ao Bloco 2, zango 0 em viana.

Foi assim que encontrou o Vitorino Paulo Balavande, que diz ser dono do imóvel e militar das Forças Armadas FAA.
Após um diálogo entre as partes, o Vitorino Paulo Balavande apresentou uma obra com dez fiadas e, perguntou se o Sr. Diallo Boubacar tem condições de dar o acabamento, o mesmo respondeu por “sim”.
DINHEIRO PERDIDO…
Ademais, Vitorino Paulo Balavande, pediu ao Diallo Boubacar, que fizesse um adiantamento de 4.500.000,00Akz (Quatro Milhões e Quinhentos Mil kwanzas). Foi assim, que o Sr. Diallo Boubacar, fez três transferências na conta da Organização Balavande, representada pelo Sr. Vitorino Paulo Balavande. No primeiro dia, fez 3.000.000,00Akz (Três Milhões de Kwanzas), no segundo dia 1.100.000,00Akz (Um Milhão e Cem Mil Kwanzas) e no terceiro dia, fez 400.000,00Akz (Quatro Centos Mil Kwanzas) totalizando 4.500,000.00Akz (Quatro Milhões e Quinhentos Mil Kwanzas).

Após efectuar a transferência Diallo Boubacar, solicitou ao Vitorino Paulo Balavande para lhe ser entregue um documento que garante a entrega dos valores e o documento que garante a legalidade do imóvel.
Vitorino Paulo Balavande, respondeu ao Diallo Boubacar: “Fica calmo que vou elaborar um contrato e no mesmo vou provar a legitimidade do imóvel”.
CONFLITOS
Sucede que, após a elaboração do contrato notificou o Diallo Boubacar para ir ao seu escritório e assinar o contrato sem qualquer esclarecimento do contrato que lhe foi remetido para assinar. Desta feita, Diallo Boubacar, por não saber realmente às cláusulas e não ter alguém para o esclarecimento o seu esclarecimento, acabou por assinar e não foi mostrado a legitimidade que garante a legitimidade do proprietário e a confiança que estava a fazer negócio com pessoa certa uma vez que a obra teve um gasto de Mais de 19.000.000,00Akz (Dezanove Milhões de Kwanzas).

Portanto, após o término da obra, Diallo Boubacar, envia uma carta à Organização Balavande representada pelo Vitorino Paulo Balavande, para esclarecer os gastos feito na obra e o início da sua actividade.
ESPANTO E OS OLHOS GROSSOS
Pelo o espanto, um mês após o início da actividade notificam o Diallo Boubacar, para lhe informar que a renda terminou e se porventura pretender dar continuidade da sua actividade tem de pagar 1.500.000.00Akz (Um Milhão e Quinhentos Mil Kwanza) mensal.... Diallo Boubacar, assustado com o conteúdo da notificação questionou como fica o total dos gastos pela obra que foram Mais de 19.000.000,00Akz (Dezanove Milhões de Kwanzas)?
Ora, Vitorino Paulo Balavande “acabou respondendo que isto não é da nossa conta e o que nós precisamos esclarecer, é o término do contrato”: Palavras do Vitorino Paulo Balavande.
Não satisfeito com a informação, Diallo Boubacar, lembrou que Vitorino Paulo Balavande, mandou procurar um Advogado antes de dar sequência com o contrato.
Foi assim que Diallo Boubacar solicitou um Advogado para perceber o que se passa, e na primeira tentativa que os advogados solicitados pelo Diallo Boubacar tiveram com os advogados da organização Balavande e o seu Representante, não, teve êxito.
Daí que os advogados pediram para que o Sr. Diallo Boubacar suspendesse a renda até que ficasse provado documentalmente a legitimidade do imóvel. Doravante o Sr. Vitorino Paulo Balavande, está a transformar a vida do Diallo Boubacar num inferno, com promessas de morte e repatriamento, tudo porque o Vitorino Paulo Balavande diz ser militar, com poder e influência para aterrorizar a vida do Diallo Boubacar.
Contatado para o Contraditório Vitorino Paulo Balavande, pelo FG respondeu que o empresário deverá provar na justiça “sobre as denúncias de mortes que vem frisando”.