Close Menu
Portal TV Nzinga
    O que há de novo

    ADMINISTRAÇÃO DO CALUMBO GARANTE TER SENSIBILIZADO VENDEDORES AMBULANTE NO PRAZO DE 2 MESES

    Fevereiro 3, 2026

    COMISSÃO EXECUTIVA DO PARTIDO EM CACUACO REAFIRMA COMPROMISSO COM A DINAMIZAÇÃO DAS ESTRUTURAS DE BASE

    Fevereiro 3, 2026

    NO ICOLO E BENGO “POPULARES PEDEM A CABEÇA DE AUZÍLIO JACOB”

    Fevereiro 2, 2026

    Assinar atualizações

    Receba as últimas notícias.

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Trending
    • ADMINISTRAÇÃO DO CALUMBO GARANTE TER SENSIBILIZADO VENDEDORES AMBULANTE NO PRAZO DE 2 MESES
    • COMISSÃO EXECUTIVA DO PARTIDO EM CACUACO REAFIRMA COMPROMISSO COM A DINAMIZAÇÃO DAS ESTRUTURAS DE BASE
    • NO ICOLO E BENGO “POPULARES PEDEM A CABEÇA DE AUZÍLIO JACOB”
    • DIA NACIONAL DO AMBIENTE: CACUACO CELEBRA COM MEGA CAMPANHA DE ARBORIZAÇÃO
    • SUPREMO INVESTIGA PROCESSOS DAS DECISÕES DO JUIZ ANTÓNIO JOSÉ EDUARDO DA COMARCA DE VIANA POR ALEGADOS VICIOS
    • 8,250 MIL MILHÕES DE KWANZAS DESVIADA PELA EMPRESA CARMON DE ISUNGI DOS SANTOS NA EXECUÇÃO DA OBRA DA ESTRADA MOÇÂMEDES – VIREI
    • MAKUTA NKONDO ATRIBUÍ NOTA 2 A JOÃO LOURENÇO PELA MISÉRIA E ASSASSINATO DURANTE SUA GOVERNAÇÃO
    • ABUSO DE PODER NA CIDRALIA: EMPRESÁRIO MINORU DONDO NÃO CONSEGUE INDEMNIZAR 131 FUNCIONÁRIOS
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal TV Nzinga
    Subscribe
    Terça-feira, Fevereiro 3
    • HOME
    • POLITICA
    • TV NZINGA
    • OPINIÃO
    • CRIME
    • SOCIEDADE
    • RUBRICA (Jovens de Pulunguza)
    Portal TV Nzinga
    Início » EMPRESA CHINESA ORGANIZA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA DOS 50 ANOS DE RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS CHINA – MOÇAMBIQUE 
    Tv zinga

    EMPRESA CHINESA ORGANIZA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA DOS 50 ANOS DE RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS CHINA – MOÇAMBIQUE 

    AdministradorBy AdministradorSetembro 17, 2025Sem comentários3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Maputo, 15 set (Xinhua) — A exposição fotográfica que assinala o 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e Moçambique foi inaugurada no dia 12, no Centro Cultural Moçambique-China, em Maputo, capital do país.

    REDACÇÃO PORTALTVNZINGA.COM

    O evento foi coorganizado pela Embaixada da China em Moçambique, pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique e pela Sede Regional da Agência de Notícias Xinhua na África, sendo realizado pelo Grupo Jinan Yuxiao e pela delegação da Xinhua em Maputo.

    Fundado em 1995, o Grupo Jinan Yuxiao tem como principais áreas de atuação a exploração e utilização de recursos minerais, incluindo zircão, titânio, terras raras e grafite. Desde 2006, em resposta à Iniciativa Cinturão e Rota da China, o grupo expandiu os seus investimentos para o exterior, desenvolvendo projetos industriais e mineiros em países e regiões como Austrália, Singapura, Hong Kong e Moçambique.

     

    A exposição reúne cerca de 150 fotografias que retratam momentos históricos e conquistas alcançadas ao longo dos 50 anos de relações bilaterais, desde o apoio da China à luta pela independência de Moçambique até ao aprofundamento da cooperação política, económica e cultural. As imagens também evidenciam o contributo das empresas chinesas no investimento e na melhoria das condições de vida locais, bem como o processo de desenvolvimento da República Popular da China desde a fundação.

    Na segunda secção “Pioneiros da Cooperação Popular: Empresas Chinesas em Moçambique”, o Grupo Jinan Yuxiao expôs mais de 20 fotografias, ilustrando a sua contribuição para as infraestruturas e serviços comunitários, bem como para o desenvolvimento económico e social de Moçambique.

     

    Nos últimos anos, o grupo tem intensificado investimentos em educação, habitação, saúde e infraestruturas. Em 2025, financiou a construção de salas de aula na região de Moma, Província de Nampula, melhorando as condições de aprendizagem dos estudantes. Nas províncias de Niassa e Zambézia, construiu várias casas de reassentamento para famílias afetadas pelos projetos, melhorando significativamente as condições habitacionais. Desde 2019, já perfurou cerca de 70 poços, garantindo acesso a água potável em várias aldeias situadas nas áreas de influência dos projetos.

     

    No setor das infraestruturas, a ponte sobre o rio Lúrio, construída por uma subsidiária do grupo, foi concluída e inaugurada em 2024, criando uma ligação vital entre as províncias de Niassa e Nampula e impulsionando a integração regional. No mesmo ano, a empresa também ajudou na reabilitação de 50 km de estrada em Niassa, melhorando as condições de mobilidade em zonas remotas.

    O grupo também tem dado apoio ao setor da saúde. Em 2021, financiou a reabilitação do Hospital Olinda, no distrito de Inhassunge, Província da Zambézia, proporcionando à população local melhores condições de atendimento médico.

    Zhang Dong, diretor do Departamento de Energia do Escritório-Geral do Grupo Jinan Yuxiao em Maputo, afirmou que a empresa está presente em Moçambique há mais de 20 anos, participando ativamente em projetos sociais que incluem a construção de pontes, casas, escolas e igrejas, bem como a concessão de bolsas de estudo e a criação de empregos. Atualmente, o grupo conta com mais de três mil colaboradores moçambicanos, que são considerados não apenas trabalhadores, mas também parceiros e amigos, sendo a força vital da empresa.

    Zhang destacou ainda que, no futuro, o grupo continuará a assumir responsabilidades sociais, alinhando o desenvolvimento empresarial com o progresso económico e social de Moçambique e reforçando a cooperação bilateral nas áreas de educação, saúde, infraestruturas e bem-estar comunitário, de modo a injetar nova vitalidade na amizade sino-moçambicana.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Administrador
    • Website

    Related Posts

    DIA NACIONAL DO AMBIENTE: CACUACO CELEBRA COM MEGA CAMPANHA DE ARBORIZAÇÃO

    Fevereiro 1, 2026

    EFECTIVOS DO MININT FRISAM QUE FOI UMA DESILUSÃO DO CAMARADA PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO NOMEAR MANUEL HOMEM NO MINISTÉRIO DO INTERIOR

    Janeiro 30, 2026

    FUNCIONÁRIOS DOS MULENVOS INDIGNADOS COM A FALTA DE RETROACTIVOS E PEDEM INTERVENÇÃO DE LUÍS NUNES

    Janeiro 30, 2026
    Leave A Reply Cancel Reply

    Portal TV Nzinga
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube WhatsApp Telegram
    • PUBLIQUE AQUI
    • FICHA TECNICA
    © 2026 TV Nzinga, Todos os direitos Reservados. Designed by JS LONDACA,LDA.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    WhatsApp us