Ficaram claras as pretensões e o conhecimento que os dois candidatos a 1º Secretário Nacional da JMPLA têm para a condução da maior organização juvenil do País, tendo-se denotado uma visível diferença na visão estratégica de ambos.
1. Factos ocorridos:
• Dos locais escolhidos e da participação dos militantes:
Justino Capapinha, membro do actual Secretariado Nacional, fez a abertura da sua campanha, na 4ª Feira, na Centralidade do Kilamba, em Luanda, numa sala, em conversa com jornalistas, numa conferência de imprensa, perante um grupo restrito de jovens todos trajados a rigor com as cores da JMPLA.
Adilson Hach foi, 5ª Feira, ao Município do Kilamba Kiaxi, também na Capital do País, visitou dois núcleos da JMPLA, em zonas do interior do Município, nos quais conversou com os seus militantes e, em particular, com Delegados ao 9º Congresso e fez um Meeting Político interactivo com militantes e alguns jovens convidados da zona.
• Dos discursos
Justino Capapinha teve um discurso marcadamente generalista, com uma abordagem dos 3 Eixos do seu Programa, destacando-se a fazer diferente do que fez a Direcção da qual é 2º Secretário Interino.
Adilson Hach destacou, com detalhes, a necessidade da dinamização das bases da organização como primícia para o resgatar da alma da JMPLA, enquanto elencava os 4 Eixos do seu Programa.
2. Nossa análise:
• Justino Capapinha demonstrou relativa falta de estratégia no início da sua campanha, uma vez não ter conseguido, ainda, apontar as soluções para a implementação do seu programa, enquanto o abordava de forma muito superficial, sem ter interagido com os militantes.
• Fica claro que Adilson Hach tem uma estratégia bem definida, com um conhecimento profundo do funcionamento, das debilidades e das soluções para a vitalidade dos núcleos, tendo apostado seriamente sobre este aspecto no seu 1º dia de campanha, com exemplos por si vividos nos núcleos por onde passou e milita e numa interação animada com os militantes.
• Em suma, Adilson Hach aproveitou melhor do que o seu adversário no primeiro dia de campanha.
POR: AA