Pedro Francisco Tanda, deputado da UNITA pelo círculo provincial do Zaire, recebe salários como professor em Luanda, sem nunca ter exercido a função após assumir o cargo parlamentar. Documentos revelam fraude e desvio de recursos públicos.
REDAÇÃO PORTALTVNZINGA
Um escândalo financeiro abala a política angolana: *Pedro Francisco Tanda, deputado da UNITA*, mantém vínculos duplos na administração pública, acumulando indevidamente salários da Assembleia Nacional e do Ministério da Educação.
Apesar de sua eleição como deputado em 2022, ele *continuou a receber remunerações como professor no Liceu 4070, em Cacuaco, Luanda*, sem cumprir qualquer carga horária lectiva.
Os Documentos Que Provam a Fraude (anexo)
*De acordo com registros oficiais, o deputado apareceu como activo no sistema de pagamentos do Ministério da Educação, recebendo um salário regular como* “Professor do Ensino Primário e Secundário do 5º Grau” enquanto não exercia a sua função política.
Tanda que critica o governo pelos desvios de fundos públicos não tomou qualquer iniciativa para regularizar a sua situação, usufruindo ilicitamente e desonestamente de recursos do Estado.
Aqui estão os seus dados:
• *Número do Agente*: 88031646 – Pedro Francisco Tanda
• *Organismo*: Governo Provincial de Luanda
• *Unidade Orçamental*: Gabinete Provincial de Educação de Luanda
• *Salário Base:* 372.876,84 AOA
• *Última Promoção:* 10/05/2019
• *Data Fim Processamento por denúncia:* 31/12/2023
Além disso, _os comprovativos de pagamento mostram que, ao longo de 2023, Tanda recebeu sistematicamente valores mensais do Ministério da Educação incluindo o 13º mês, somando mais de 1,9 milhões de kwanzas, sem dar aulas._
O caso do deputado da UNITA, Pedro Tanda, é um claro exemplo de abuso do sistema, indo contra o discurso de moralização e transparência que ele e a sua bancada política defende.
———
*Próximos Passos*
Diante da gravidade do caso, *espera-se que órgãos como a Procuradoria-Geral da República (PGR) e o Tribunal de Contas abram uma investigação formal para apurar responsabilidades e exigir a devolução dos valores recebidos indevidamente.*
A Assembleia Nacional deve ser chamada a posicionar-se sobre o escândalo, dado que a permanência de um deputado envolvido em esquemas fraudulentos compromete a credibilidade da instituição, a UNITA também deve se pronunciar!
🔴 Nos próximos dias, continuaremos a expor novos detalhes desta denúncia.