Presidente da República de Angola, João Lourenço, recebeu uma escultura em madeira do monumento dos Heróis do 4 de Fevereiro, na 4ª edição da Feira dos Municípios e Cidades de Angola, que decorre na cidade do Lubango, província da Huíla.
POR: REDAÇÃO PORTALTVNZINGA
Entretanto, o marco histórico do Cazenga (real), encontra-se em avançado estado de degradação. Engrácia Francisco Cabenha, a rainha do 4 de Fevereiro, é uma das pessoas que tem vindo debatido de modo a pedir uma intervenção aquém de direito para requalificar o espaço histórico, já que administração municipal, diz não tem capacidade financeira.

Recorda-se que em Fevereiro de 2022, o administrador Tomás Bica falou do plano de requalificação, atirando a responsabilidade ao governo central. “Tendo em conta a especificidade da obra, é uma especial que requer a intervenção do Governo central”.
Tendo prometido fazer toda advocacia necessária para que se tenha um memorial que possa dignificar os heróis do 4 de Fevereiro e eternizar todas as acções, mas a verdade é que ate hoje nada foi executado, o espaço continua sem iluminação pública, segurança, jardins devidamente e falta de esgoto que causa inundação sempre sempre que chove.
Por outro lado, o Marco Histórico tornou-se um marco de acolhimento de criminosos, que têm a possibilidade de entrar e sair sem a permissão da suposta equipa de segurança.
Um marco do Cazenga, que está igualmente encenada fisicamente no Stand do município, durante a abertura da 4.ª edição da Feira dos Municípios e Cidades de Angola- FMCA-2O23, que se realiza de 10 a 13 do corrente, na província da Huila.
OFLAGRANTE