O Governo do Brasil vai investir 120 milhões de dólares no sector agropecuário em Angola a partir do próximo ano, anunciou esta segunda-feira, em Ndalatando, o assessor do Ministro da Agricultura brasileiro, Carlos Agostin Teti.
REDACÇÃO PORTALTVNZINGA.COM
A informação foi avançada durante a visita de uma delegação de empresários dos Estados da Baía e Mato Grosso ao Cuanza-Norte, no âmbito dos acordos de cooperação firmados entre os dois países para impulsionar a produção agropecuária em Angola.

De acordo com o responsável, o financiamento contempla igualmente a abertura de vias de comunicação em zonas de investimento e o estudo de solos com recurso a tecnologia de ponta, visando maior eficiência na implementação de novos projectos agrícolas.
A comitiva brasileira, composta por 15 empresários, encontra-se na província para avaliar o potencial agropecuário do Cuanza-Norte e identificar áreas estratégicas para o direccionamento dos investimentos.
O governador do Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar, reafirmou que a província “tem as portas abertas ao investimento privado” e sublinhou o compromisso do Governo local com a simplificação dos procedimentos administrativos, de forma a facilitar a instalação de novos empreendimentos.
O governante destacou ainda que a província dispõe de 60 mil hectares de terras aptas para exploração agropecuária.
Durante a visita, a delegação brasileira vai percorrer os perímetros agropecuários dos municípios de Cambambe, Lucala, Ambaca, Samba Cajú e Luinga, além de manter um encontro com agentes económicos da província.
