Depois dos graves problemas que os trabalhadores do Aproveitamento Hidroeléctrico de Caculo Cabaça, viviam, isto em 2022 tudo não passa de um tempo esquecido, pois que actualmente os trabalhadores vivem momentos de “mimos”, e de alegria, uma vez que a nova gestão, tem estado empenhado em dar maior dignidade para todos de modo que a obra tenha êxitos sucessivos.
REDAÇÃO DO PORTALTVNZINGA
No local, a nossa equipe entrou tim á tim, no espaço, até chegarmos ao túnel, a zona mais profunda do aproveitamento, isto para ver de perto como as condições estão criadas.
Em breve síntese, vamos descrever como as coisas estão funcionando:
EMPREGABILIDADE
Pela complexidade da obra, o Aproveitamento Hidroeléctrico de Caculo Cabaça, teve de empregar 2466 trabalhadores, dos quais 82% são angolanos, e 18% Expatriados (6% onde 147 mulheres, 94% 2319 homens.
Aqui a grande questão foi a relação dos angolanos, e o expatriados, pois que a cultura, em 2022 sempre foi de choque.
CONDIÇÕES MÉDICAS E MEDICAMENTOSA
Tem um centro médico altamente equipado, com materiais de ponta, devido a cultura, ela está repartida em dois polos, devido a cultura (uma ala estão os chineses e noutra parte estão os angolanos).
“Porque na altura o ambulatório era pequeno, hoje tudo mudou”, disse o chefe do departamento dos recursos humanos.
Com medicamentos e estruturado para dar dignidade e qualidade de serviços.
EQUIPAMENTOS
Todos trabalhadores estão devidamente equipados, ninguém entra sem equipamento, quem não tiver, é obrigado a voltar para casa.
SEGURANÇA NO TRABALHO
A gestão actual colocou dentro das condições de trabalho: a segurança no Trabalho/EPI’s (Equipamentos de Protecção Individual)=Aumento de Técnico de Segurança de Trabalho, Criação da CPAT e fornecimento regular de EPI’s para todos os trabalhadores.
SERVIÇOS SOCIAIS
Os trabalhadores no tempo em que estou de repouso, têm ginásio apetrechado, campos de futebol com relva sintética, quadras multiuso, cinema, restaurante, cafetaria, supermercados, banco, lavandaria, barbearia, esquadra policial, bombeiros e outros.
ALOJAMENTO
Tudo melhorado, totalmente apetrechado; os quartos têm menos integrantes, com um acompanhamento de pessoal auxiliar de limpeza, lavandaria com máquinas industriais para acudir a demanda
ALIMENTAÇÃO
Um facto, e um mimo de se ver, pois que a ementa melhorou, com inclusão de nutricionista e supervisor de controlo da qualidade dos alimentos e instalação de novos refeitórios.
SOCIABILIDADE ENTRE OS TRABALHADORES
Anteriormente a relação, era muito equidistante, hoje por hoje a relação entre os trabalhadores nacionais e Expatriados é de amizade e auto espírito de solidariedade. Pois que a relação está entre todas empresas envolvidas na construção da barragem.
TÚNEL
Tem uma escavação de 10 Km, a nossa equipa entrou por lá, encontramos as máquinas que fazem o possível para que a obra termine mais rápido possível
O Chefe do Departamento dos Recursos Humanos Emanuel Lupassa, conta que hoje a prioridade são as pessoas, não é o betão. Descreve que todas situações do passado, estão esquecidos temos tudo para progresso, basta ver: na hora do almoço, os trabalhadores são levados de autocarro para o almoço, cada local de trabalho tem atendimento médico local, as pessoas têm férias e folgas, anteriormente não tinham isso, o diálogo tem sido a peça fundamental, têm até seguro de saúde.
“Com isso podemos concluir que o Aproveitamento Hidroeléctrico de Caculo Cabaça é a menina de todos os olhos”, concluiu