A governação centralizada, provavelmente nos tempos em que se precisava autonomizar a governação em todo país, era necessária nos anos idos. Actualmente os desafios do país começam a ser outros, pois nos debatemos com a democracia, boa governação, inclusão no aparelho do estado de pessoas que pensam o país, etc…
Por: Donito Carlos (Assessor Político e Assessor)
Apesar de que o último ainda é uma utopia, mas é um dos meus maiores sonhos, pois, a convivência de todos na coisa pública será o avanço do país.
A actual administradora, tem uma batata quente na mesa com essas chuvas, pois, o município se debate com os problemas de transbordar das valas, que a própria administração abriu, e não deu o devido tratamento, o bairro Rasta é uma amostra, pois, rola vídeos que mostram jovens, adolescentes e crianças a nadarem parecendo uma vala, não, ali é uma rua que se passa normalmente (zona 10 ilha dos imbondeiros), mas que a vala de tão cheia, lançou a água pra fora.

Nesta conformidade, normalmente aqui, quando nomeiam as pessoas é por afinidade familiar ou partidária. E acabam por nomear pessoas que não estão em altura dos desafios da circunscrição da qual foram nomeadas. No caso do kilamba kiaxi não foge à regra, de nomear pessoas como administrador mas que não aguenta a pedalada.

Se eu fosse a administradora poderia a minha demissão, é assim que fazem os que ainda lhes sobra alguma dignidade governativa, pois, não vejo nenhuma margem de competência a esta jovem administradora, é mais do asfalto do que dos nossos guetos esquecidos.
É urgente a nomeação de um filho genuíno do município nação, para que âmbito do governo local, possa pressionar o governo provincial e central a resolver os problemas que assolam este município, pois, não haverá nenhuma margem de resolução dos problemas do povo com uma administradora que está mais preocupada com o cabelo arrumado que o povo.