Na Rubrica de hoje, vamos discorrer á respeito de um jovem, com uma bravura tremenda na realização dos seus sonhos, pois que as peripécias não lho abalaram. Gaspar Faustino Domingos, um jovem do Kwanza Norte, teve de vender petróleo para sobreviver desde muito cedo, começou a vender gasóleo em tampas e latas, garrafas para o consumo doméstico, sal em copos, hoje, lidera CPJ do Kwanza Norte.
POR: KAPITA INGA
Nasceu no Bairro dos Embondeiros, município de Cazengo-Ndalatando. Fez os estudos primários na escola n°333 Kipata, isto em 1996.
Na caminhada da vida, para sobreviver teve vários problemas financeiros, é desta maneira que começou a vender gasóleo em tampas e latas, garrafas para o consumo doméstico, sal em copos, bananas e mandioca.

Consequentemente, tornou-se vendedor ambulante até 2003, onde mais tarde conseguiu uma bicicleta e colocou em serviço de aluguer.
Em 2005 para 2008, entra numa empreitada hercúlea; engendrou uma etapa de vida, fazendo, serviço de táxi interprovincial; intermunicipal (na Província do Kwanza Norte).
Com essas todas peripécias Gaspar Domingos, não baixou a guarda, entra para o mundo de formação técnica, no Centro Básico de Formação Docente. Mais tarde, ingressa para Formação média, no IMNE Comandante Benedito, na especialidade de Bio/Química.
Assim sendo, concorre para o concurso público da educação, e recorda que conseguiu entrar, aqui; começa uma carreira na educação pública, sendo professor desde 31 de agosto de 2005.
Não estando satisfeito, com a formação média, dá sequência dos estudos, agora; ingressa na Escola Superior Pedagógica da Província, felizmente, lembra que teve êxitos e concluiu a formação no curso de Química onde conquistou o grau de Licenciatura média com 16 valores.
Gaspar Faustino Domingos, mesmo com a licenciatura, não baixou mais a guarda, continuou fazendo associativismo, em várias facetas da província, cursos técnicos desde segurança rodoviária, Liderança e Cidadania, gestão ambiental e tantos outros. Nesta dinâmica da vida associativa, foi mentor, fundador e presidente honorário da Associação dos Sofistas Rodoviários de Angola<>; e também é 1° Secretário Executivo da Associação dos Empresários do Kwanza Norte.
Domingos, disse, que a vida tem lhe dado várias experiências, fruto do processo académico – formativo. Daí que participou, em várias atividades de grandes proporções, Como: Supervisor do Censo Comum, Observador Nacional das Eleições, e tantas outras.
SONHOS
Gaspar assegura que “como jovem trabalhador, e promissor os sonhos são altos, mas o futuro a Deus pertence.
“Serei tudo o que Deus permitir com auxílio dos homens na terra“
Atualmente está a exercer o cargo de Secretário Executivo do Conselho Provincial da Juventude do Kwanza Norte, e é Chefe de Secção do Ensino Geral do Município de Cazengo.

O país agradece com jovens “que galgam os trilhos e chegam ao sucesso com batalhas e lutas de vidas, e que as futuras gerações consigam trilhar os seus caminhos “.