O ano de 2023, está dando, o último sinal, com mês de Dezembro, como é de praxis, o nosso portaltvnzinga.com já tem feito, estas análises minuciosa antes do ano findar, dos jovens que mais se destacaram, quer na política, sociedade, arte no município do Cazenga, de acordo com os munícipes de diferentes distritos. Sem esquecer o acompanhamento milimétrico que o nosso portal, a TV NZINGA foi fazendo cobertura durante o ano todo.
KAPITA INGA
Inoque Nvula: este é um jovem intrépido, com sua inteligência, e capacidade criativa, engendrou vários projetos sociais: Minha Formação Meu Ganha Pão, onde formou 5.000 jovens, Diálogos do Cazenga uma iniciativa que visaa “compreender o município nos mais variados aspectos, trazendo filhos do Cazenga para debater sobre as perspectivas futurísticas do município”.

Isaías Domingos: Um jovem com uma veia “de trabalho muito contundente “é considerado jovem da causa social do município“. Mostrou trabalhos de campo muito aturado e sério, liderando o CASI-KALAWENDA, para proporcionar vidas nas famílias vulneráveis.

Kiaco Sanda: Jovem dinâmico, liderando a comissão de coordenador do KM 14, Distrito Urbano do 11 de Novembro, realizou, atividades de grandes proporções: Iluminação Pública na periferia, empregos para vários jovens vulneráveis, nalgumas instituições do seu distrito, diálogos com os jovens para minimizar o combate a criminalidade nos bairros.

Alfredo Jacinto: Jovem lidera a Associação dos Estudantes a nível da província de Luanda. Ele lidera o município do Cazenga. Destacou – se em atividade sociais, como: Projeto Ambientais, inserção de jovens vulneráveis no ensino primário, secundário.

Jeremias Mahula: jovem da escola da UNITA com uma visão muito forte, fala pouco; tem mostrado acções próxima a comunidade, vivendo o sofrimento do povo. Não descansa, constata problemas reais e as denuncia de forma sistemática nas mais diversas plataformas do município.

Nkindu Miguel: Um outro jovem da escola do MPLA, tem realizado várias acções política: estrutura de base e apoio do MPLA no distrito do Tala Hady, conseguiu dar vida aos CAP’s do distrito, é o único jovem que conseguiu ter um comitê próprio, erguendo – a com seus próprios recursos, é considerado como o JLo do Cazenga. Tem uma grande aceitação no seio dos militantes dos camaradas.

Alsénio Mabonzo: Jovem dinâmico, cordial, pacífico nas suas abordagens. Foi “Diretor da Agricultura e Pescas, trouxe projeto de alavancar a avicultura, beneficiando várias famílias entregando “pintos”. Promoveu também Minha Horta, com fito de dar avanços produtivos na perspectiva da agricultura familiar, é nomeado em comissão de serviço para gerir o mercado do Asa Branca, organizou o mercado, dando vida as vendedoras/es, e atualmente é administrador do distrito urbano do Kimakieza, “e também vai dando vida aos poucos naquele distrito periférico”

Luís Silva: Jovem criativo, inovador; mentor do projeto “MÃO BALL”, que congrega deficientes que estavam no mundo da droga e prostituição. Silva inventou o projeto que já é uma marca indelével a nível do país. A “MÃO BALL” é uma modalidade desportiva, onde os deficientes praticam o futebol com as mãos, na qual proporciona momentos únicos e de alegria. “ANGOLA PRECISA DE DAR VIDA A ESSA MODALIDADE O MUNDO “.

Daniel Pimpão: Jovem que vem dando, espaço para novos talentos, no mundo da música, arte e muito mais. Pela sua dinâmica, o mundo o conheceu; e actualmente está liderar a FIBAC- ANGOLA uma organização Internacional que promove arte e cultura, pela forma que “desempenha a cultura no município, e a nível do país foi nomeado para assegurar este desiderato”. Mentor de vários projetos, um deles de grande renome ” Quintas Talentos”.

Domingos Figueiredo: Jovem Jornalista com uma capacidade refinada, tem dado seu contributo no município, com várias formas, uma delas é o jornalismo próximo das comunidades, denunciando as irregularidades e as possíveis soluções. Pela sua bravura que o caracteriza, criou, o site Oflagrante onde ele mesmo é o CEO, uma plataforma que se dedica em notícias relacionadas ao crime.

Moisés Kapingãla: Jovem de trato fácil, com uma inteligência pura e própria, é um autêntico analista das causas sociais do município, desde o associativismo até a política. Jovem com uma visão própria, tem abordagens “com consistência, no alto grau da filosofia moderna”.

Ivo Bige: Jovem com uma veia de empreendedorismo, no município do Cazenga, desde então essa tem sido sua dedicação. Deu forças na comissão de moradores do bairro Vila Flor com várias acções sociais: desde cadastramento das pessoas vulneráveis, alinhamento dos problemas sociais, com chuvas está sempre na comunidade para dar o seu mais puro contributo.

Kutala Vieira: Jovem incansável, é jornalista da Rádio Cazenga. Sempre na caça dos problemas reais, na cobertura dos fatos, e claramente batalha para encontrar soluções naquilo que faz. Tranquilo, sem medo de encontrar desafios dentro das comunidades com seu jornalismo.

Gelson Bravo: Jovem considerado que corre “MIL Á HORA”. O nome tem que ver pela forma que dinamizou a OPA-Luanda, pois que é uma organização que estava apagada, nos calabouços secretos da sociedade, porém o jovem conseguiu ganhar espaço, com muitas atividades: FAZER COM QUE OS MAIS NOVOS CONHECEM OS SÍMBOLOS NACIONAIS E PASSAR A RESPEITAR; MORALIZAÇÃO DA SOCIEDADE; FAZER COM QUE OPA FOSSE CONHECIDA EM VÁRIAS INSTITUIÇÕES ANGOLANA, ETC…“

Cláudio Couceiro: Jovem administrador do Distrito Urbano do Kalawenda, calmo; sereno, de trato fácil. Com sua intrepidez, conseguiu fazer muitas batalhas, pois que Kalawenda era considerado um dos distritos que nunca tinha vida social; Couceiro embriagado com causas sociais, proporcionou formações em jovens envolvidos em crime, e posteriormente ganharam primeiro emprego, lançou o projeto ambiental nas escolas, campanhas de limpeza, entrega de mosquiteiros nas comunidades, campanha de saúde nas comunidades.
