ENDE despede funcionário e sindicalista Euclides Simões da Costa, técnico de II° de eletricidade, de forma dolosa, e humilhante por ter realizado corte de energia elétrica, na empresa H.H.T Internacional (SU) PT, por está ter uma dívida que rondava 7.000.000. (sete milhões de kwanzas).
Kapita Inga
Uma fonte próxima da ENDE revela que Euclides Simões, recebeu uma denúncia, que dava conta que uma série de empresas não tinham as contas regularizadas, defraudando a ENDE durante muito tempo. Adianta que a empresa H.H.T Internacional (SU) PT, estava com um dívida de 7.000.000, por ter feito o corte, com devidos procedimentos, foi suficiente para despedi-lo.

Vozes dentro da empresa dizem que por ser sindicalista, e o trabalho obrigava-o defender os direitos e deveres dos trabalhadores, de forma afincada, com zelo e dedicação, a ENDE procurou fazer uma cabala, para o despedir e retirá-lo do seu “radar”.

“Uma das cabalas foi a acusação, de ser militante da UNITA, tudo mentira, ele simplesmente pertence o grupo sindical da ENDE, nunca foi militante”, disse.
Conta que a ENDE devia sancionar o infrator, porém a direção, na pessoa do seu PCA juntamente com responsável do gabinete jurídico, decidiram despedir “um pai de família e trabalhador “, certos funcionários deduzem que essa atitude macabra da ENDE, demonstra que “alguém dentro tem comido somas avultadas na H.H.T Internacional (SU) PT, por isso tomaram a medida em alvejar “o trabalhador incansável, Euclides Simões.
“Não entendemos a posição da ENDE, invés de defender o trabalhador, despede o funcionário de forma humilhante”, lamentou.
Tentamos contatar a direção nacional da ENDE não tivemos sucesso