Close Menu
Portal TV Nzinga
    O que há de novo

    RANGEL NO CENTRO DO FURACÃO: 1° SECRETÁRIO LOURENÇO DOMINGOS ALINHADOS AOS INTERESSES A ALA DE HIGINO VERSUS TÁCTICAS DE CONFRONTO DIRECTO 

    Junho 25, 2026

    MINISTRO DA CONSTRUÇÃO E A INJUSTIÇA DAS REDES SOCIAIS

    Junho 24, 2026

    MITRELLI É UMA DAS ESTRELAS DAS GOVERNAÇÃO DE JOÃO LOURENÇO SOCIEDADE CIVIL QUESTIONA FUNDOS PÚBLICOS QUE APOIAM MITRELLI EM ÁFRICA

    Junho 24, 2026

    Assinar atualizações

    Receba as últimas notícias.

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Trending
    • RANGEL NO CENTRO DO FURACÃO: 1° SECRETÁRIO LOURENÇO DOMINGOS ALINHADOS AOS INTERESSES A ALA DE HIGINO VERSUS TÁCTICAS DE CONFRONTO DIRECTO 
    • MINISTRO DA CONSTRUÇÃO E A INJUSTIÇA DAS REDES SOCIAIS
    • MITRELLI É UMA DAS ESTRELAS DAS GOVERNAÇÃO DE JOÃO LOURENÇO SOCIEDADE CIVIL QUESTIONA FUNDOS PÚBLICOS QUE APOIAM MITRELLI EM ÁFRICA
    • CONFUSÃO NA JUSTIÇA: ASSOCIADOS DO COFRE DE PREVIDÊNCIA DO PESSOAL DA POLÍCIA NACIONAL ALERTA QUE AFASTAMENTO DA ANTIGA DIREÇÃO FOI POR DE LIBERAÇÃO DA ASSEMBLEIA GERAL POR CONTA DA ROUBALHEIRA 
    • DESINFORMAÇÃO LEVANTOU – SE PARA CRIAR E PROPAGAR FALSAS INFORMAÇÕES: ÉS UM MILITANTE DISCIPLINADO 
    • GELSON BRAVO ABRE “VOZEIRÃO SOBRE SUAS REIAIS INTENÇÕES DE CONCORRER A LIDERANÇA DO CNJ” 
    • ADMINISTRAÇÃO DO SAMBIZANGA DEIXOU DE SER UM EDIFÍCIO DE UTILIDADE PÚBLICA PARA UMA HOSPEDARIA DE LUXO DE UM SÓ HOMEM: GRILO
    • FRANCISCO TEIXEIRA ESCAPA À MORTE E APONTA O DEDO A MEMBROS DO MPLA
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal TV Nzinga
    Subscribe
    Quinta-feira, Junho 25
    • HOME
    • POLITICA
    • TV NZINGA
    • OPINIÃO
    • CRIME
    • SOCIEDADE
    • RUBRICA (Jovens de Pulunguza)
    Portal TV Nzinga
    Início » Mirex-Angola: o cúmulo da vaidade e incompetência de Teté António
    Politica

    Mirex-Angola: o cúmulo da vaidade e incompetência de Teté António

    AdministradorBy AdministradorJunho 21, 2023Sem comentários2 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Há um ano, Angola abriu um consulado-geral de Angola em Istambul, a capital económica da Turquia, que nada faz.

    REDAÇÃO PORTALTVNZINGA

    Com sete diplomatas despachados de Angola, encabeçados pelo Colense Sebastião, o consulado continua sem emitir vistos aos empresários turcos ou documentos nacionais aos mais de 1500 angolanos residentes naquele país.

    A comunidade angolana na Turquia manifesta-se agastada com mais este comportamento do governo de usar missões diplomáticas para celebrar a incompetência e a nulidade de muitos quadros para quem são criados “tachos” no exterior.

    Trata-se mais de um sorvedouro das finanças públicas e de um cargo de acomodação do ex-director de gabinete do ministro das Relações Exteriores (MIREX), Téte António.

    Os custos de manutenção do consulado-geral em Istanbul podem ultrapassar um milhão de dólares apenas para erguer mais uma missão de vaidade.

    A comunidade angolana tem de recorrer à secção consular da Embaixada de Angola, em Ankara, para tratar de documentos e actos migratórios afins. Essa secção tem apenas dois funcionários.

    Fontes do MIREX garantem que o consulado tem o mesmo número de funcionários que a embaixada de Angola. Ankara, a capital da Turquia tem apenas o registo de seis estudantes angolanos para além do pessoal diplomático.

    Tem sido recorrente muitos embaixadores queixarem-se da rigorosidade da ministra das Finanças na atribuição atempada de verbas às embaixadas, mas poucos se queixam de nada fazerem por incompetência. O governo continua a utilizar as embaixadas como o vale dos caídos, para acomodação de familiares e amigos e doentes que precisam de tratamento permanente no exterior.

    Por exemplo, em Washington há mais de 30 funcionários enviados de Luanda, cuja actividade não se percebe e muito menos a dos últimos embaixadores que se notabilizaram por nada terem feito. Na prática, o trabalho diplomático é entregue a uma empresa de lobistas americanos. Enquanto o presidente João Lourenço faz eco da sua intenção de melhorar as relações com os Estados Unidos da América, a nomeação de Agostinho Van-Dúnem para embaixador nesse país vem demonstrar a falta de política externa em Angola, que valha a pena perceber.

    Agostinho Van-Dúnem nunca esteve numa embaixada. Esta é a sua primeira missão diplomática.

    Por: Carlos Amaral

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Administrador
    • Website

    Related Posts

    RANGEL NO CENTRO DO FURACÃO: 1° SECRETÁRIO LOURENÇO DOMINGOS ALINHADOS AOS INTERESSES A ALA DE HIGINO VERSUS TÁCTICAS DE CONFRONTO DIRECTO 

    Junho 25, 2026

    MITRELLI É UMA DAS ESTRELAS DAS GOVERNAÇÃO DE JOÃO LOURENÇO SOCIEDADE CIVIL QUESTIONA FUNDOS PÚBLICOS QUE APOIAM MITRELLI EM ÁFRICA

    Junho 24, 2026

    DESINFORMAÇÃO LEVANTOU – SE PARA CRIAR E PROPAGAR FALSAS INFORMAÇÕES: ÉS UM MILITANTE DISCIPLINADO 

    Junho 23, 2026
    Leave A Reply Cancel Reply

    Portal TV Nzinga
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube WhatsApp Telegram
    • PUBLIQUE AQUI
    • FICHA TECNICA
    © 2026 TV Nzinga, Todos os direitos Reservados. Designed by JS LONDACA,LDA.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    WhatsApp us