Depois de vários acontecimentos de suicídios, a nível do território nacional, jovens da província de Luanda, lançam, movimento “estou aqui, posso te ouvir, stop suicídio”.
MFUMU YETU

Em Angola foram registados, de 2018 até ao primeiro semestre deste ano, 1.984 suicídios, por razões diversas. A província de Luanda, com 826 casos, foi a que mais ocorrências registou. Psicólogos apontam razões para que pessoas ponham termo à vida e mostram exemplos de comportamentos suicidas.
O suicídio é a quarta maior causa de morte entre jovens de 15 aos 19 anos. Um das formas de apoiar “jovens é dialogar, e observar comportamentos fora do comum e oferecer maneiras de ajudar pessoas que estão em risco.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), conflitos, desastres, violência, abusos ou perdas e um senso de isolamento estão fortemente associados ao comportamento suicida. As taxas de suicídio também são elevadas em grupos vulneráveis que sofrem discriminação, como refugiados e migrantes, pessoas privadas de liberdade. Muitos suicídios são precedidos de alerta, seja verbal ou comportamental, e podem indicar que essas pessoas vivenciam situação como ansiedade, depressão e falta de esperança de vida.
“Nós queremos tirar vários jovens desse mundo, somos todos seres humanos e precisamos de mãos de cada um”, disseram ao Portaltvnzinga