“Nagrelha 2030”, é o título do sexto livro do jornalista e escritor Victor Hugo Mendes, uma obra com 130 páginas, é a resposta que o autor dá ao pedido e sugestões de muitos fãs e seguidores do famoso músico angolano que faleceu em Luanda no ano de 2022 vítima de doença prolongada.
REDACÇÃO PORTALTVNZINGA
O lançamento do sexto livro do escritor terá lugar no dia 2 de novembro pelas 18 horas na Casa da Imprensa em Lisboa – Portugal.
O livro, resulta da compilação de dados recolhidos durante centenas de horas de estudo e análise de factos disponíveis nas redes sociais, em entrevistas e participações do artista em programas de televisão, rádio e jornais, que permitiram ao escritor perceber, em parte, a grande sensibilidade do músico. Estes factos, ajudaram a traçar e a entender o perfil social do Nagrelha, o impacto da sua música, vida e morte na sociedade angolana.
O livro em causa, começou a ser escrito alguns dias após a morte do Nagrelha e o escritor revela agora a história de um ídolo da juventude altamente carismático em livro.
A convicção, a liderança, as fragilidades, a lealdade e confiança das pessoas mais próximas, os últimos dias em vida e o funeral que parou o país com destaque nacional e internacional, são apresentados na obra que procura desmistificar velhos conceitos e paradigmas sobre o Kuduro e os kuduristas, é também um trabalho que vai mudar a visão que muitos tinham ou têm de forma negativa sobre Nagrelha.
Victor Hugo Mendes reconhece que Nagrelha muito fez, ainda que em pouco tempo, para a rica cultura musical angolana, trazendo a história de superação de um dos maiores nomes da música de Angola da geração dos anos noventa.
Sobre o autor;
Victor Hugo Mendes é um comunicador e escritor angolano, reconhecido pelo contributo significativo ao jornalismo e à literatura em Angola. Nascido em 4 de novembro de 1982 em Malanje, Angola.
Victor Hugo Mendes destacou-se inicialmente na rádio, onde iniciou sua carreira como locutor e apresentador. A sua voz e estilo de apresentação cativante rapidamente renderam-lhe reconhecimento e popularidade.
Ao longo de sua carreira, VHM trabalhou em diversas estações de rádio e televisão angolanas, destacando-se como apresentador de programas de grande audiência, tendo chegado ao mundo da literatura em 2013 com livros que abordam temas sociais e culturais, refletindo suas observações sobre a sociedade angolana. Seus livros, como “Face 69” “Tchiwekinha o menino vencedor” “O tesouro da menina do Cunene” “Palavras na Lavra” e “O meu livro de pensamentos”, são conhecidos por suas reflexões profundas e estilo envolvente.
Além da sua atuação no jornalismo e na literatura, Victor Hugo Mendes é conhecido pelo seu engajamento em causas sociais participando activamente de projectos comunitários e campanhas de sensibilização por meio das lataformas sociais para promover mudanças positivas na sociedade angolana.
Victor Hugo Mendes é, sem dúvida, uma figura influente no panorama cultural e mediático de Angola, respeitado por sua integridade profissional e dedicação à comunicação e à escrita.
Igualmente conhecido e reconhecido como o maior cronista de rádio da sua geração, actualmente a trabalhar na RTP.
VHM é igualmente orador em palestras sobre vários temas para a juventude, vencedor do Prémio Moda Luanda na categoria de Melhor Apresentador de Entretenimento de 2013, vencedor do Prémio Angola 35 graus em, 2013, na categoria comunicação social, vencedor do Prémio África is More (Portugal) categoria televisão 2020, vencedor do Prémio Palanca Negra Gigante na categoria de televisão 2021, vencedor do Prémio de Mérito Migrante categoria Cultura 2022 (Portugal), Vencedor do Prémio Jornalismo Makeba Magazine 2022 (Portugal).
QUEM LÊ UM LIVRO, NUNCA MAIS É A MESMA PESSOA!