Close Menu
Portal TV Nzinga
    O que há de novo

    DENÚNCIA PÚBLICA: O LUXO NA OMATAPALO QUE NINGUÉM VÊ – A DESGRAÇA DO ANGOLANO

    Junho 24, 2026

    MINISTRO DA CONSTRUÇÃO E A INJUSTIÇA DAS REDES SOCIAIS

    Junho 24, 2026

    MITRELLI É UMA DAS ESTRELAS DAS GOVERNAÇÃO DE JOÃO LOURENÇO SOCIEDADE CIVIL QUESTIONA FUNDOS PÚBLICOS QUE APOIAM MITRELLI EM ÁFRICA

    Junho 24, 2026

    Assinar atualizações

    Receba as últimas notícias.

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Trending
    • DENÚNCIA PÚBLICA: O LUXO NA OMATAPALO QUE NINGUÉM VÊ – A DESGRAÇA DO ANGOLANO
    • MINISTRO DA CONSTRUÇÃO E A INJUSTIÇA DAS REDES SOCIAIS
    • MITRELLI É UMA DAS ESTRELAS DAS GOVERNAÇÃO DE JOÃO LOURENÇO SOCIEDADE CIVIL QUESTIONA FUNDOS PÚBLICOS QUE APOIAM MITRELLI EM ÁFRICA
    • CONFUSÃO NA JUSTIÇA: ASSOCIADOS DO COFRE DE PREVIDÊNCIA DO PESSOAL DA POLÍCIA NACIONAL ALERTA QUE AFASTAMENTO DA ANTIGA DIREÇÃO FOI POR DE LIBERAÇÃO DA ASSEMBLEIA GERAL POR CONTA DA ROUBALHEIRA 
    • DESINFORMAÇÃO LEVANTOU – SE PARA CRIAR E PROPAGAR FALSAS INFORMAÇÕES: ÉS UM MILITANTE DISCIPLINADO 
    • GELSON BRAVO ABRE “VOZEIRÃO SOBRE SUAS REIAIS INTENÇÕES DE CONCORRER A LIDERANÇA DO CNJ” 
    • ADMINISTRAÇÃO DO SAMBIZANGA DEIXOU DE SER UM EDIFÍCIO DE UTILIDADE PÚBLICA PARA UMA HOSPEDARIA DE LUXO DE UM SÓ HOMEM: GRILO
    • FRANCISCO TEIXEIRA ESCAPA À MORTE E APONTA O DEDO A MEMBROS DO MPLA
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal TV Nzinga
    Subscribe
    Quarta-feira, Junho 24
    • HOME
    • POLITICA
    • TV NZINGA
    • OPINIÃO
    • CRIME
    • SOCIEDADE
    • RUBRICA (Jovens de Pulunguza)
    Portal TV Nzinga
    Início » Subida dos combustíveis: câmbio flutuante, dependência da importação, e desemprego são maiores inimigos da economia angolana – André Araújo
    Opiniões

    Subida dos combustíveis: câmbio flutuante, dependência da importação, e desemprego são maiores inimigos da economia angolana – André Araújo

    AdministradorBy AdministradorJaneiro 18, 2024Sem comentários3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    André Araújo, questiona se a retirada da subvenção aos combustíveis é a solução para promoção da equidade, como uma das metas macroeconomica ou uma das formas para equilibrar as finanças públicas?

    Na verdade a retirada da subvenção aos combustíveis é um problema muito grande, por ser um dos elementos que influência directamente na inflação e consequentemente na desvalorização do Kwanza face o Dólar ???? e o Euro ????.

    Para André Araújo, antes de materializar uma médica económica deve-se ter em conta, outras medidas para mitigar os impactos negativos destas medidas.Foi um erro a retirada à subvenção aos combustíveis, pelo seguinte:

    1- Com a subida aos combustíveis, o Kwanza irá ter uma desvalorização acentuada face o Dólar/Euro. Logo se o objectivo é o valor ficar próximo dos estipulados no mercado internacional, usando como base as divisas ” Então não se atinge o objectivo”

    Exemplo: Antes do combustível ⛽ subir a 300 KZ, 1 Dólar era entre 450Kz a 500 Kz. Logo a diferença entre o preço praticado de 160KZ face os 500 KZ / 1 USD, era de 340 KZ.Após a subida dos combustíveis, hoje dia 07/01/24. 1 Dólar/ 830 KZ.

    Logo a diferença entre o valor praticado actualmente é: 830Kz – 300Kz= (530Kz)Se analisarmos com rigor, sempre que haver subida dos combustíveis o valor praticado estará sempre desfavorável com relação ao dólar americano/Euro.SOLUÇÃO:

    1- Antes da retirada dos subsídios aos combustíveis, deve-se primeiramente colocar vias ” estradas e linhas férreas suficientes” e transporte públicos com base as necessidades que o país apresenta. Não haverá necessidade de usar os automóveis particulares como até agora usamos…

    2- Para que o câmbio flutuante não seja um dos inimigos da economia angolana , deve -se apostar na produção interna e deixar da falácia e produzir de verdade.

    3- O Desemprego não gera economia ” Economia é Produção, Transporte, Distribuição e Consumo” não há economia com elevado índice de desemprego.Quem tem emprego, tem rendimentos, quem tem rendimentos tem consumo” Emprego+ Rendimento+ Consumo, gera Economia.

    Para a estabilidade da economia é necessário produção e para produzir é necessário Mão de obra ” Emprego” Quem faz a riqueza é a relação entre a exportação e a importação.

    Quando se exporta mais gera superávit , o contrário gera défice. Para haver superávit é necessário que haja produção maior que o consumo ” Excedente” para haver produção terá de haver emprego.A promoção do emprego é a melhor forma de combater a pobreza e não entregar sexta básica para alguns dias.

    Para promover o emprego é necessário combater os corruptos e não apenas a corrupção e promover os valores sociais aos que nos governam.A corrupção desvia e atrasa os objectivos de uma nação.

    Tenho dito…

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Administrador
    • Website

    Related Posts

    MINISTRO DA CONSTRUÇÃO E A INJUSTIÇA DAS REDES SOCIAIS

    Junho 24, 2026

    O CASO JÚ MARTINS: QUANDO A DIGNIDADE DO PARLAMENTO É POSTA EM CAUSA: A CRISE DO DECORO PARLAMENTAR E O SILÊNCIO DAS INSTITUIÇÕES EM ANGOLA

    Junho 8, 2026

    A NECESSIDADE DE UM PENSAMENTO COLECTIVO REVOLUCIONÁRIO: NÃO SÃO ACTIVISTAS QUE VÃO TIRAR O MPLA DO PODER MAS SIM O POVO 

    Junho 5, 2026
    Leave A Reply Cancel Reply

    Portal TV Nzinga
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube WhatsApp Telegram
    • PUBLIQUE AQUI
    • FICHA TECNICA
    © 2026 TV Nzinga, Todos os direitos Reservados. Designed by JS LONDACA,LDA.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    WhatsApp us